Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Segurança? Estamos todos a ver navios

30/06/2014 16h04

Nem gostaria de escrever mais uma vez sobre esse assunto, mas não dá. Se mesmo divulgando na imprensa as autoridades nada fazem, pior é ainda não falar.

Mais uma vez Alagoas foi destaque nacional no Fantástico desse domingo (29) com os assustadores índices de homicídios no estado. É o mapa da violência de 2014 que trás a maior taxa de homicídios do país.

Pessoas entre 15 a 29 anos de idade estão na mira e são as principais vítimas dos assassinatos. Alagoas fica a frente dos estados do Espírito Santo e Ceará, segundo os levantamentos da pesquisa da faculdade Latino Americana de Ciências Sociais.

Na matéria do Fantástico, o coordenador da pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz, afirma que a taxa de homicídios no estado é de 138 homicídios de jovens para cada 100 mil jovens alagoanos, ou pelo menos que residem aqui.

Mata-se por nada. Por questões banais. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Alagoas, Daniel Nunes Pereira, disse à reportagem que “infelizmente Alagoas tem uma tradição antiga de resolver as disputas na base da violência”.

Lamentavelmente nada se faz. O próprio secretário de Defesa Social, Diógenes Tenório, afirmou ao Fantástico que teme pela vida dos familiares porque os marginais estão soltos por aí.

Se o secretário de segurança teme por isso imagine nós pobres mortais. Ele disse ainda que falta uma política em favor do menor.

E são os menores que matam por aqui também. Jovens estão cada vez mais envolvidos no mundo do crime. A última quadrilha desbaratada pela Polícia mostrou isso. Dos membros dessa quadrilha de Arapiraca havia dois gêmeos que por enquanto estão presos em Penedo.

Nesse final de semana mais dois estabelecimentos comerciais foram assaltados no Centro da cidade. Assim como no início da tarde desta segunda-feira (30) aconteceu uma tentativa de homicídio a um empresário, no bairro Alto do Cruzeiro.

Rogério Moreira Pacheco está internado em estado grave na Unidade de Emergência do Agreste.

A população já protestou com o movimento "Arapiraca Segura". Até agora nada adiantou.

E agora Teotônio Vilela, governador de Alagoas, o que fazer?

Sobre a segurança? Estamos todos a ver navios seu doutor.

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos