Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Vamos à luta que o voto é nosso!

14/07/2014 10h10

A Copa do Mundo acabou. A taça é da Alemanha que conquistou coletivamente o tetra.

A nós nos restou a amargura da pior derrota na história do mundial. Ficamos em quarto lugar sem destaque algum.

Entretanto, mostramos que esta já é considerada a Copa das Copas. A receptividade da nossa gente faz toda a diferença. Encanta qualquer um. Os alemães sentiram isso.

No entanto, a luta continua e vamos pra frente que há muito trabalho para todos nós. As eleições vêm aí e temos a certeza de que o voto é nosso.

Essa construção é que devemos fazer no coletivo, assim como fez a Alemanha para ser vitoriosa na Copa do Brasil. E ainda deixaram um legado: a solidariedade. Doaram uma ambulância para o município litorâneo que a acolheu na Bahia. Fizeram bonito.

Agora, é hora de aprendermos e sabermos que a nossa história mudará se o voto for consciente na urna eletrônica. Não vamos nos iludir. Vamos aprender a votar e a mudar nossa cidade, nosso estado, nosso país.

Em Alagoas, que é o nosso estado, 1.991.717 eleitores vão às urnas nas eleições deste ano. O maior colégio eleitoral é a capital Maceió com 551.549 eleitores.

Já o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas está no interior: é Arapiraca com 128.811 eleitores aptos a votarem, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional de Alagoas (TER-AL).

Até o dia 5 de julho o TRE de Alagoas registrou 421 candidatos para as Eleições 2014. Deste número, são 9 os candidatos para o cargo de governador; 8 para Senador; 100 para deputado federal e 279 para deputado estadual.

Isso sem falar dos candidatos para a Presidência da República que temos que estar atentos a todos eles. Portanto, são muitos candidatos para analisarmos e votarmos conscientes para mudarmos a nossa história.

Vamos levar a sério o direito que, constitucionalmente, todos nós temos de termos uma vida mais digna com direito à educação, saúde, segurança, entre outros itens como manda a lei regida pela nossa Constituição Federal.

Que essa luta não fique apenas no papel, mas no dever que cada um de nós tem em escolher da melhor forma possível os candidatos mais adequados para cada cargo.

Vamos analisar não apenas o presente, mas o passado de cada um. O que fizeram e o que pretendem fazer. Qual o programa de governo mais adequado à nossa realidade e o que, de fato, poderá ser cumprido.

Vamos analisar os compromissos e não as promessas, porque estas já não suportamos mais.

Vamos à luta que o voto é nosso!

A Copa já se foi.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos