Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Calabar: um herói esquecido

23/07/2014 06h06


Ontem foi lembrado em Porto Calvo, os 379 do assassinato do major do exercito holandês Domingos Fernandes Calabar, pelo exercito português. Calabar foi um dos primeiros heróis brasileiros que lutou pela libertação de Brasil, contestando a dominação portuguesa e espanhola que era eminentemente devastadora de nossas riquezas sem nenhuma contrapartida de benefícios. Calabar até hoje é tema de acaloradas discussões se realmente foi heróis ou traidor, só porque resolveu lutar ao lado dos holandeses contra os portugueses. Este alagoano merece um estudo mais aprofundado sobre sua história, tanto para dar um ponto final a polêmica – herói ou traidor - como para que seu espírito descanse em paz.
Arapiraca na TV MAR
O programa CONEXÃO MUNICÍPIOS que vai ao ar hoje pela TV MAR, canal 25 da NET exibe uma reportagem especial sobre o crescimento da violência em Arapiraca. O município ocupa o nono lugar em violência no Brasil. O CONEXÃO MUNICÍPIOS pode ser visto também pela internet através do site da gazetaweb.com

Arapiraca
O número de veículos roubados em Arapiraca nos primeiros seis meses desse ano chega a 577, uma média de 4 por dia. Proporcionalmente o município seria o que tem o maior índice de riscos para as seguradoras que já estão deixando de vender seguro para algumas marcas de veículos em Arapiraca.

Arapiraca 2
Para o comandante do 3º Batalhão da PM, coronel Túlio, a maioria dos assaltos em Arapiraca são praticados por menores dependentes químicos, principalmente do crack. Segundo ele os índices de violência têm caído, mas a população contesta. O comandante concedeu entrevista exclusiva a equipe do CONEXÃO MUNICÍPIOS.

Arapiraca 3
A prisão de um agricultor com uma carteira nacional de habilitação falsa deveria ser apurada com mais seriedade pela polícia. O agricultor comprou por R$ 1.500,00 a CNH e há informações de que pode haver um derrame de carteiras falsas em todo Agreste.

Índios do São Francisco
Representantes de tribos indígenas que habitam as margens do Rio São Francisco se reuniram na paradisíaca cidade de Porto Segundo na Aldeia Mãe Pataxó Velha, para discutir assuntos relacionados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Índios do São Francisco 2
Entre as propostas levantadas durante o terceiro seminário dos povos indígenas da Bacia do Rio São Francisco estão: indicação ao CBHSF para dialogar com o Ministério da Educação, no sentido de incluir na grade escolar o tema da educação ambiental; aprovação de projetos do CBHSF para recuperação de matas ciliares em áreas de proteção indígena;
Índios do São Francisco 3
Os índios querem que o Comitê oficialize as denúncias de degradação do rio no Ministério Público e na Justiça; à Agência Nacional das Águas/ANA de isenção de outorga do uso da água do Velho Chico para as comunidades indígenas da bacia.
Porto Calvo
Porto Calvo contará com mais uma promotoria pública ainda este ano. Segundo as primeiras informações até o dia 30 desse mês mais um promotor de justiça estará atuando no município. A demanda de trabalho do MP é muito grande no município.
Maragogi
Os assentamentos em Maragogi, segundo denuncia de moradores de Maragogi a nossa coluna estão servindo de local de desmanche para veículos roubados. Além disso, muitos carros de “estouro” circulam na cidade. São carros financiados em outros estados e trazidos para Alagoas para serem vendidos com 10% do valor. Todos estão com pedido de busca e apreensão.

Delmiro
A Policia Militar realizou uma grande blitz ontem em Delmiro Gouveia com o objetivo de retirar de circulação veículos que se encontram em situação irregular. Muitas motocicletas foram apreendidas por estarem sem documentação e com atraso no licenciamento. Um homem foi preso portando maconha.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos