Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Arrecadação cai e agrava situação dos municípios

26/08/2014 13h01


A arrecadação dos impostos federais caiu 0,23% segundo a Receita Federal tornando o quadro econômico para as prefeituras ainda mais grave devido a tendência de queda que vem se confirmando a cada mês. A princípio os prefeitos apontavam a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e eletrodoméstico da linha branca como o grande vilão das quedas nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas a queda no Imposto de Renda é que na verdade o grande causador dos problemas. O Imposto de Renda este ano teve na arrecadação um crecimento real de 0,57%. O fraco desempenho é explicado pelo Imposto de Renda de Pessoas Jurídica (IRPJ), que apresentou uma retração de 4,43%. Vale ressaltar que o IR corresponde a 70% do bolo do FPM. No caso do IPI, o crescimento real foi de somente 1,84% em relação a 2013. Até julho foram arrecadados R$ 28,7 bilhões – o componente que mais influenciou para esse tímido crescimento foi o IPI-Bebidas, que teve um recuo de 8,91%. Diante da situação os prefeitos estão se desesperando diante da possibilidade do não pagamento do décimo terceiro salário.
Crise
A única saída para os prefeitos equacionar as pendências financeiras seria a liberação da ajuda financeira prevista apenas para ser realizada no próximo ano. Os prefeitos estão “desesperados” diante das péssimas perspectivas que se delineia no horizonte. As prefeituras estão reduzindo horários de funcionamento de vários serviços e também realizando cortes nos custos da administração.
Convênios
Os prefeitos disseram também que até recursos carimbados como dos convênios federais na área da saúde estão sofrendo atrasos na liberação por parte do governo federal. O problema é que as conquências sempre recaem sobre os gestores municipais que sofrem as cobranças da população. Segundo os prefeitos muitos serviços essências podem parar até o final do ano se os repasses não foram regularizados.
Delmiro
O Lúdico no Ensino de História: antiga, medieval e África. Esse é o tema de uma exposição que será realizada nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h, no pátio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Delmiro Gouveia. O evento corresponde à última atividade bimestral do segundo semestre de 2013, e tem por objetivo promover um momento de avaliação e socialização das atividades realizadas nas disciplinas de História Antiga, Medieval e da África, ministradas pelo professor de licenciatura em História, Gustavo Gomes.
Delmiro 2
Os postes públicos em Delmiro Gouveia estão tendo as luzes e relês roubados causando um grande problema de segurança pública para a população. A secretaria de infra estrutura do município está realizando a reposição das luzes, mas pede a população que colaborem denunciando quem estão roubando as luzes. Uma das primeiras avenida beneficiada pela prefeitura é a Avenida do Futuro e a Vila 25. A cidade também está recebendo a operação tapa buracos que será concluída até setembro.
Maribondo
A população de Maribondo está reclamando da má qualidade da água fornecida pela Casal. Segundo Ibiratan Nunes, morador da cidade foi realizado exame da qualidade da água e ficou constatado que está contaminada com altos índices de coliforme fecais. Segundo o morador a água apresenta forte odor e uma coloração escura. Os moradores estão tendo que comprar água mineral para consumir principalmente as crianças menores de 5 anos que são mais vulneráveis as doenças.
União
Morreu o Carlos da Silva Santos de 26 anos de idade, conhecido como Carlinhos anão que atuava como assistente de palco do cantor Mano Walter. Carlinhos era figura bastante conhecida nos shows do artista alagoana pela sua forma de brincar e divertir a todos, principalmente quando o cantor distribuía o amarelinho com gelo. Carlinhos morreu de mal súbito e foi enterrado sem sua terra natal União dos Palmares. O Instituto de Criminalística foi acionado para fazer um laudo, já que foi ventilada a possibilidade de dele ter sido envenenado.
Porto Calvo
Mais um grave acidente envolvendo motociclistas imprudentes e uma garotinha no centro da cidade de Porto Calvo. Segundo o promotor de justiça de Sérgio Eduardo Simões o Ministério Público está encaminhando ao comando do 6º Batalhão PM recomendação para que intensifique a fiscalização aos motociclistas diante do número de pessoas inabilitadas que dirigem veículos na cidade. Para isso o presidente da Câmara Junior do Ferro Velho está agendando uma reunião entre o MP e o comando da PM em Porto Calvo.
Porto Calvo 2
O promotor Sergio Eduardo Simões relatou a nossa coluna que a situação em Porto Calvo é tão séria, quanto a falta de policiamento, que ele mesmo ontem apreendeu um menor que estava pilotando uma motocicleta em alta velocidade no Centro de Porto Calvo. O promotor disse que a revolta da população está no limite e teme que os populares iniciem ato de violência contra os motoqueiros que estão abusando na cidade. Sergio Eduardo que se os agentes da lei não fizerem nada medidas judiciais serão tomadas.
 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos