Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Atrás dos nordestinos

08/10/2014 18h06

A peregrinação para vencer no segundo turno da eleição presidencial já começou no Nordeste pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Atrás dos nordestinos para conquistá-los e garantir-lhe a permanência no Planalto da Alvorada a presidente se reuniu nessa quarta-feira (8), no estado da Paraíba, onde esteve com lideranças políticas, na capital João Pessoa.

A agenda de Dilma Rousseff está cheia nesta quinta-feira (9). Ela vai a Bahia, Sergipe e visitará Alagoas, onde se reunirá com o governador eleito, Renan Filho (PMDB) e os prefeitos que a apoiaram no primeiro turno, inclusive a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), que estará presente ao evento da presidenciável e candidata à reeleição.

Prefeitos da Região Metropolitana de Arapiraca também estarão presentes à reunião. Vale lembrar que no primeiro turno Dilma Rousseff sequer pisou por aqui, na Região Nordeste. Agora, ela corre atrás dos nordestinos para se reeleger. Aécio Neves deve fazer o mesmo.

Nessa corrida presidencial com pouco espaço de tempo, já que o segundo turno acontecerá no domingo (26), é provável que o candidato tucano, Aécio Neves (PSDB), também desembarque em nossa região.

Ele até precisa fazer isso muito mais que a própria Dilma. Afinal, ela teve votação favorável em 15 estados e ultrapassou os 50% dos votos válidos.

Ele, Aécio Neves, saiu-se vitorioso com relação à Dilma em nove estados do país e no Distrito Federal. Marina Silva, que já não concorre mais, saiu-se vitoriosa em três estados (PE,RJ,AC) e no Distrito Federal.

No entanto, Marina Silva e o partido (PSB) vão apoiar Aécio Neves. Quadro que ficará favorável para o tucano, caso ela mantenha a linha de transferência de votos por onde foi vitoriosa no primeiro turno, principalmente em Pernambuco, atingindo 49,86 dos votos válidos dos pernambucanos. Índice superior ao seu próprio estado, Acre, em que ficou com 42,94% dos votos válidos.

No Nordeste, Aécio Neves teve expressiva votação nos estados da Paraíba com 23,38% dos votos válidos; Sergipe com 22,68% dos votos válidos e aqui em Alagoas com 22,11% dos votos válidos.

Até lá, ambos vão ter que suar a camisa, já que no dia 26 de outubro voltaremos às urnas para elegermos um dos dois.

A corrida, agora, será atrás dos nordestinos.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos