Na Mesa

Na Mesa

Na Mesa

Saiba como fazer o nosso famoso Caldinho de Sururu

11/12/2014 19h07
Saiba como fazer o nosso famoso  Caldinho de Sururu

O sururu é mais popularmente conhecido no Nordeste do Brasil. É semelhante à ostra e o prato típico mais conhecido feito dessa espécie é o "caldo de sururu", à base de dendê e leite de coco. É referência nas cozinhas Baiana, Alagoana, Pernambucana, Sergipana e Maranhense.Outras maneiras de utilizar o sururu, é através de uma bela fritada ou então na caldeirada onde em harmonia com outros moluscos, faz a festa de quem aprecia frutos do mar.

A importância do Sururu é tão significativa para os alagoanos que o famoso molusco se tornou nome de um festival de cinema que está sendo realizado durante esse mês e já está sua quinta edição. A Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi criada em 2009 pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Alagoas (ABD&C/AL) e tem como objetivo estimular a produção audiovisual de profissionais iniciante fortalecendo a cadeia produtiva do setor.

E nesta quinta-feira (11), o Conselho Estadual de Cultura (CGE) aprovou, por unanimidade, o registro do Sururu como Bem Cultural de Natureza Imaterial, durante reunião deliberativa realizada no Palácio República dos Palmares. O processo para registro do Sururu como Bem Cultural de Natureza Imaterial  solicitado formalmente pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra e pelo estudante de mestrado Ernani Viana Neto.

Bem, com tantos motivos, a nossa primeira receita de estreia desse blog só podia ter como ingrediente principal o sururu. Bom apetite !

Caldinho de Sururu 

Ingredientes: 

1 kg de sururu, 1 cebola média ralada, 1 vidro pequeno de leite coco, 3 colheres de azeite de oliva, 2 tabletes de caldo para peixe, 2 colheres molho de tomate, , 1 pimenta de cheiro, 1 pimentão picado, pimenta do reino branca,cheiro verde a vontade e sal. 

Modo de preparao:

Lave o sururu bem lavado, refogue a cebola no azeite e junte ela à carne do sururu. Coloque a pimenta do reino branca, o molho de tomate e os tabletes de caldo e mexa bem. Deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos até a carne soltar a água e coloque o leite de coco. Junte o cheiro verde, pimenta de cheiro e o pimentão. Deixe ferver um pouco.