Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

As lições do executivo César Souza

23/09/2015 08h08
As lições do executivo César Souza

Mais de 400 pessoas lotaram o auditório do Levinos Hall na noite dessa terça-feira, 22, em Arapiraca. Caravanas de Palmeira dos Índios e Penedo também participaram do evento.

O ciclo de palestras é uma iniciativa do Sebrae e da Fecomércio de Alagoas para fortalecer o Movimento Compre do Pequeno Negócio, a ser comemorado no dia 5 de outubro.

Numa apresentação simples, cheia de experiências pessoais vividas pelo executivo César Souza, fundador da empresa Empreenda, o palestrante internacional, nascido no estado da Bahia, ensinou que é preciso dedicação de corpo e alma para qualquer profissional no exercício de sua função.

Para isso não basta apenas se dedicar. É preciso inovar sempre e assumir as rédeas do seu destino. César Souza disse que é preciso também ter “senso de urgência”, isto é, faça hoje o que tem que ser feito.

E provocou: “Comecem provocar mudanças em você agora, não espere o amanhã”.

Com o tema “5 ações para enfrentar os desafios da crise” que vamos relatar cada uma delas.

1ª ação: “Esteja mais próximo, do que nunca, dos seus clientes”

César Souza chama isso de ter o “foco total da situação e do relacionamento com as pessoas”, principalmente com os clientes da empresa e os seus parceiros. Independentemente se você for empresa ou não.

Segundo o especialista em negócios é preciso manter a confiança, os relacionamentos, a personalização dos serviços, a transparência dos negócios e os benefícios do uso que podem ser dos produtos ou dos serviços oferecidos no mercado.

2ª ação: “Comprometer as pessoas”

Focar sua equipe, seus funcionários no comprometimento para obter o resultado definido pela empresa ou pessoa. Para isso deve ter integração entre todos. Requisito fundamental para se manter motivado e com o foco voltado para alcançar o objetivo pretendido. Só deve permanecer na empresa quem estiver, de fato, comprometido com o trabalho.

“Pode-se dar uma chance, duas, mas a terceira não”, frisou ele de forma enfática com relação ao funcionário que não se afina com todos e com a política da empresa.

3ª ação: “Redução inteligente de custos”

Fazer um planejamento financeiro contundente e adequado. Realizar um diagnóstico na situação atual da empresa ou da pessoa e descobrir quais são os reais desperdícios que estão acontecendo no momento.

César Souza disse que para enfrentar a crise os empresários costumam, de primeira, cortar pessoas para cortar gastos. “É um erro temendo”, disse ele, que afirmou que há outros gastos que afetam muito mais à empresa ou à pessoa do que diminuir a equipe de trabalho que já está comprometida e focada nos objetivos a serem alcançados.

“Outro erro comum é cortar viagens e as condições de trabalho dos profissionais que estão à frente dos clientes”, alertou o executivo e palestrante, afirmando que não se pode deixar de atender, da melhor maneira possível, os clientes. São eles que mantém a empresa.

4ª ação: “Pensar fora da caixa – Inovar”

É preciso agir com prudência e ser resiliente, saber lidar com problemas e situações de crise, para inovar. Fazer diferente e a diferença. Oferecer valor e benefícios do produto e do serviço oferecidos aos clientes. Dar o melhor de si.

5ª ação: “Se cuidar”

De nada adianta se dedicar ao trabalho, ser o melhor em tudo e não se cuidar. O profissional tem que ser comprometido, mas precisa enfrentar o trabalho e a vida com bom humor. Ter bom senso, ser flexível, saber dialogar, comunicar-se de forma clara, objetiva e ter um relacionamento profissional e dedicado com todos. Cuidar da saúde também é primordial.

Ter atitude acima de tudo. Sorrir, que é bom demais e faz bem para você e para todos.

“Tudo que vimos aqui são situações simples e corriqueira no dia a dia de cada um de nós. Mas é preciso fazer a diferença. É preciso inovar e se renovar. Não é nada do outro mundo. É desse mesmo. E assim, seremos melhores e diferentes”, afirmou César Souza.

Com certeza, todos que participaram do encontro com César Souza estarão fazendo a diferença desde àquela noite de terça-feira, 22, na cidade de Arapiraca.


 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos