Gustavo Freire

Gustavo Freire

Gustavo Freire

Você está fazendo check in ou check out da sua vida?

23/05/2016 05h05
Você está fazendo check in ou check out da sua vida?

              Você sente que não está tendo tempo para fazer tudo o que tem que fazer durante o dia? Você se sente sobrecarregado no trabalho, na vida pessoal? Você promete para você mesmo que “De hoje não passa”? Pior ainda, você fala para os outros que hoje entrega o serviço ou produto ou relatório aconteça o que acontecer? Quanto tempo você perde por dia olhando notícias, redes sociais, whatsapp? Você está fazendo check in ou check out da sua vida? Calma que eu vou explicar o que é isso. Mas, antes, estou usando este termo metaforicamente para elucidar um pouco o que você, o que eu, o que nós, o que muitas pessoas estão fazendo com suas vidas.


              Algumas pessoas com quem eu converso, ao perguntar qual é a primeira coisa que elas fazem ao acordar, a grande maioria respondem que é pegar o celular e ir ao banheiro. E, depois disso? Ah, depois disso, eu vou tomar café e continuo olhando as notícias, as redes sociais, o meu email, etc. Outras pessoas com quem eu converso dizem que a primeira coisa que fazem ao acordarem é ligar o rádio ou ligar a televisão para verificar as notícias do dia.
Ah, mas o que há de errado nisso? O que está acontecendo com estas pessoas? Elas estão fazendo check out ou saindo de suas vidas e fazendo check in ou dando entrada na vida dos amigos que está visitando nas redes sociais, ou fazendo check in ou dando entrada na globo News, ou no mais você, ou no jornal local. Ah, mas, então eu não posso mais usar o facebook ou instagram ou assistir globo News ou o mais você? Calma, não é isso que eu estou dizendo.
Mas, que tal refletirmos sobre algumas indagações. Em que momento do seu dia você tira um tempo para escrever todas as atividades que você tem que realizar? Em que momento você tira um tempo para escrever sua missão do dia? Stephen Convey, autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Mais Eficazes, um best seller com mais de 15 milhões de cópias vendidas, diz que escrever clareia o pensamento. Como você acredita que fica sua mente ou seu pensamento depois que você começa o dia alimentando ela de notícias, whatsapp, redes sociais, e-mails, etc.? Clara ou sobrecarregada? Talvez, se fizer sentido para você, seria interessante começar o dia aproveitando a clareza da sua mente para escrever sua missão do dia ou sua lista de atividades.


               Quando pergunto para algumas pessoas o que precisa acontecer no dia delas para ser uma dia perfeito, produtivo, a maioria não consegue responder, simplesmente porque não escrevem o que espera do dia, não escrevem as atividades que precisam ser realizadas. As pessoas estão vivendo com a síndrome da sexta-feira, ou seja, trabalhando e torcendo para que o dia acabe para que chegue logo sexta-feira. O que está acontecendo com a maioria das pessoas é que elas estão começando o dia no modo reativo, ou seja, reagindo às notícias, as informações, as solicitações de outras pessoas.


               Mas, o que acontece com algumas pessoas que planejam, mas não conseguem executar todas as atividades as quais se propuseram? Neste caso, vale responder algumas outras perguntas para ter clareza da situação, tais como: Quantas pessoas você auxilia, você ajuda, dá conselhos, faz o bem de maneira em geral? Várias, certo? Outra coisa, quando as pessoas te procuram por ajuda, você para o que está fazendo para ajudá-las? Claro! Claro, por que, claro? Será que você não pode reagendar esta ajuda ou auxílio ou conselho para outra hora? Será que você precisa responder uma solicitação por e-mail, por whatsapp de imediato?


               Convido você a refletir sobre o seu dia a dia. Convido você a pensar que todas as vezes que você deixa o que está fazendo para realizar as coisas de outras pessoas, você está fazendo check out de sua vida, talvez você esteja fazendo check out dos seus sonhos também.
 

Sobre o blog

- Bacharel em Administração de Empresas pela Robert Morris University de Chicago, campus Springfield, Illinois, Estados Unidos (residiu nos EUA por 8 anos). - MBA em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. - Professional & Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Global Coaching Community da Alemanha (GCC), European Coaching Association (ECA) da Alemanha e Behavioral Coaching Institute (BCI) dos Estados Unidos. - Gerente de Recursos Humanos das Indústrias Reunidas Coringa, fabricante Alagoana de produtos alimentícios com 1.200 colaboradores.

Arquivos