Politicando

Politicando

Politicando

Governador busca recursos para levar água à população

03/02/2017 09h09
Governador busca recursos para levar água à população

É de conhecimento de todos alagoanos que o nosso estado sofre com a falta do mais precioso líquido para os seres humanos, que é a água. Pensando nisso, o governador Renan Filho (PMDB) esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na última quinta-feira (02), para trazer o apoio de Brasília, visando equacionar duas obras fundamentais para Alagoas.

A primeira delas é a continuação das obras do Canal do Sertão, que é necessário para levar água para os sertanejos e agrestinos. A segunda é a diminuição dos efeitos da seca, que está castigando o nosso estado há seis anos.

“Foi uma reunião muito produtiva e eu agradeço ao ministro Helder Barbalho pela disponibilidade, mais uma vez. Somos sempre recebidos com extrema atenção e Alagoas é que se beneficia com essas obras estruturantes importantes no campo hídrico, sobretudo neste momento de seca”, revelou Renan Filho.

Como o blog Politicando publicou nesta semana, os fornecedores de cana de açúcar receberam uma boa noticia. É que a bancada federal do estado discutiu na manhã da última quarta-feira (01), medidas para combater os efeitos da estiagem. O setor vem sofrendo com perdas significativas.

O evento contou com a participação de Ronaldo Lessa (PDT), Rosinha da Adefal (PT do B), Carimbão (PHS) e o presidente da Asplana, Edgar Filho. Os parlamentares alagoanos garantiram que irão garantir que os recursos da lei do subsídio sejam liberados para os fornecedores de cana de Alagoas e do Nordeste.

No encontro de ontem (02), o ministro também se comprometeu em dar sequência à construção da adutora da Bacia Leiteira, que foi objeto de emendas da bancada federal de Alagoas. “A bancada se reuniu e destinou R$135 milhões para a construção da adutora, cujas obras já estão andando. Proximamente, daremos início à segunda etapa desta ação”, complementou Renan Filho.

“Esta iniciativa é muito importante para o estado, já que vai atender muita gente, especialmente neste momento de seca duríssima. As pessoas precisam que, cada vez mais, o estado se estruture para que elas possam levar água para casa”, destacou o governador.

Após seis anos de estiagem, Alagoas sofre os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, 42 municípios já estão em situação de emergência, com prejuízos principalmente para o setor de agricultura.

As medidas são salutares para combater os efeitos da maior estiagem que assola Alagoas.

Resta saber quando esses recursos serão liberados. O homem do campo sofre a cada dia com os efeitos da seca que devasta lavouras e forçam os agricultores a saírem das suas próprias terras.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos