Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

[VÍDEO] Secretário de outra pasta alerta população ao sugerir primeira morte por Codvid-19 em Teotônio Vilela

Falta de transparência na comunicação da secretaria de saúde do município contribui para desinformação e relaxamento da quarentena

10/05/2020 02h02
[VÍDEO] Secretário de outra pasta alerta população ao sugerir primeira morte por Codvid-19 em Teotônio Vilela

Na noite deste sábado (09), um vídeo do secretário de administração, Gestão e Patrimônio, Flávio Francisco Franoli Oliveira, viralizou nas redes sociais e grupos de whatsApp em Teotônio Vilela e região. No vídeo, que foi gravado ao vivo, direto do Cemitério Menino Jesus de Praga, no centro da cidade, para sua rede social, Franoli diz que os servidores da prefeitura estão preparando as catacumbas para realizar três sepultamentos que estão previstos para o domingo (10). O Secretário não deixa claro se os três sepultamentos se referem a óbitos causados por Coovid-19. No entanto, alerta os moradores da cidade para que não relaxem em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Já temos previstos três sepultamentos no domingo.  Tem um para agora de madrugada, na hora que for liberado o corpo, fazermos, e dessa maneira nós pediríamos a compreensão de todos vocês que as vezes andam relaxando com relação a sua proteção, o isolamento social. Saiam dessas enormes filas de banco, de lojas, quem está lhe escondendo não está lhe ajudando (...). Nós estamos aqui no cemitério não é porque gostaríamos de estar de noite, nós estamos aqui porque está havendo uma necessidade”, disse.

Em seguida o secretário destaca a qualidade da saúde local, mas, argumenta que isso não é o suficiente, chamando a atenção das pessoas para se distanciarem de filas e aglomerações de pessoas, mesmo nos estabelecimentos e espaços públicos considerados como serviços essenciais que continuam atendendo a população.

 

 

Nem mesmo o presidente Jair Bolsonaro é poupado por Flávio Oliveira. “Não vá na onda daqueles que estão no poder, no planalto central, rindo da cara da gente, fazendo churrasquinho, enquanto as famílias de 10.000 pessoas planteiam os seus entes queridos que não puderam nem se despedir (...) e vão ficar na galhofa Bolsonaro e seus seguidores”, afirmou.

Minutos depois um outro vídeo também começou a ser compartilhado. Desta vez trata-se de um guarda municipal que alerta as pessoas para terem cuidado com a pandemia, ao afirmar que está acompanhando o cortejo de alguém que teria sido vítima de Covid-19. “Estamos dando o suporte aqui em um funeral de uma pessoa morta por covid-19. Fazendo esse vídeo aqui para questão de conscientização, que possamos ter os devidos cuidados”, disse.

 

 

Nesta sexta-feira (08), o novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município aponta que os casos suspeitos aumentaram para 133, e os casos confirmados para 14. No entanto, o blog apurou que, segundo informações repassadas pelo hospital local à funcionários que participaram dos preparativos para o sepultamento corrido na noite deste sábado, a vítima – que não teve a identidade revelada – seria um paciente suspeito de estar com o novo coronavírus, mas que o mesmo residiria em um povoado vizinho, pertencente ao território de Junqueiro.

O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da secretaria de saúde da cidade, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido resposta. Os esclarecimentos sobre o ocorrido serão publicados assim que o órgão se pronunciar. 

 

Assista ao video do secretário:

Sobre o blog

Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. 

Arquivos