Bastidores

Bastidores

Bastidores

Severino sonda partidos, mas decisão sobre nova legenda só deve sair em 2022

Após entregar controle do Republicanos, deputado analisa com calma as possibilidades

04/11/2021 07h07 - Atualizado em 04/11/2021 07h07
Severino sonda partidos, mas decisão sobre nova legenda só deve sair em 2022

Após a articulação que resultou na entrega do Republicanos via Brasília, o deputado Severino Pessoa preferiu concentrar-se nas votações que ocorrerão ainda neste ano na câmara dos deputados. Segundo ele, novo partido e eleições só se conversa em 2022.

Severino era o presidente estadual da legenda, que agora está sob a tutela de Arthur Albuquerque, filho do deputado Antonio Albuquerque. O Republicanos deve ser o partido de AA nas eleições do ano que vem. Ainda falando em ser candidato ao governo, deve lançar Arthur à ALE, enquanto Nivaldo tenta a reeleição na câmara federal.

Segundo os bastidores, alguns partidos já procuraram o parlamentar, que tem uma boa estrutura eleitoral para lhe garantir mais um mandato de deputado federal – mas não é suficiente para fazer isso sozinho, pelo menos nesse momento. Um partido forte e uma boa chapa são essenciais para o seu êxito em 2022.

Nesse sentido, alguns pontos sobre seu destino devem ser considerados. De entrada já são descartados, por exemplo, todos os partidos que fazem oposição sistemática ao governo Bolsonaro – Severino tem sido um aliado fiel do governo. Também não estão na lista partidos que não são da base de Renan Filho – segundo fontes internas, a aliança com o governador está “firme e forte”.

Noves fora, sobram poucos partidos onde Pessoa pode se aninhar. O novo UB seria uma alternativa – só teria que convencer os demais pré-candidatos da chapa a aceitar um deputado de mandato. O PSD de Marx/Rui e o PL de Sérgio Toledo correm por fora. Nesses, o arapiraquense teria que ir pra luta contra candidatos fortes e estruturados como ele.

Outra questão que pesa é a pré-candidatura de Fabiana Pessoa à ALE – ela pode acontecer ou não, considerando que a prioridade é a manutenção do mandato federal de Severino.

Enfim, as cartas estão na mesa do deputado. Com calma, segundo ele, decisão somente depois do champanhe do reveillon.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos