Bastidores

Bastidores

Bastidores

Todos os cenários para 2022 são pensados por Renan Filho - inclusive sua permanência no governo

Possibilidade mexeria com xadrez político já delineado

13/12/2021 12h12 - Atualizado em 13/12/2021 12h12
Todos os cenários para 2022 são pensados por Renan Filho - inclusive sua permanência no governo

O cenário alagoano para a disputa do governo do estado já parece delineado para 2022. Se a carruagem correr no trilho esperado, teremos Rodrigo Cunha (PSDB) como representante do grupo político que circula em torno dele e do prefeito JHC (PSB); Paulo Dantas (MDB) representando o campo do presidente da ALE, Marcelo Victor (UB), com apoio e aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e a anuência do ainda governador Renan Filho (MDB).

Mas... e se Renan Filho não renunciar até 2 de abril? Uma entrevista dada pelo deputado Arthur Lira no sertão, há aproximadamente 40 dias, deu algumas pistas importantes sobre o cenário em caso do governador permanecer no cargo até 31 de dezembro de 2022.

Disse Arthur: “Se o governador se afastar do seu mandato, eu acompanharei a escolha da Assembleia Legislativa. Se o governador ficar no mandato – que é o que eu aposto – a escolha será minha e a ALE, junto com o presidente, apoiará o nome que eu escolher”. Lira afirmou taxativamente que este é o único acordo político que ele tem para 2022.

Renan Filho tem uma escolha muito difícil em 2022. A vitória de Luciano Barbosa em Arapiraca e a vacância do cargo de vice-governador lhe fez perder o poder de decisão sobre a própria sucessão. Se renunciar, sua única alternativa é aceitar de bom grado o nome indicado por MV, e tentar emplacar uma dobradinha com seu nome para o senado – uma costura bem difícil.

Se ficar no governo até o ultimo dia, Renan perde seu possível mandato como senador, mas capitaneia a sucessão para o governo do estado e mexe com um tabuleiro onde as peças já estão postas. No governo, Renan indica e trabalha para a vitória de seu sucessor, defende seu legado de oito anos e poderia, numa costura com um futuro mandato presidencial de Lula, ser um ministro de destaque no campo nacional.

Quem seria o candidato de Renan Filho com ele fora da disputa? Vários nomes estão postos (e adorariam a indicação do chefe), mas Alfredo Gaspar tem voltado a ficar bastante ativo nas redes sociais ultimamente...

São apenas conjecturas, por enquanto, trabalhada nos bastidores e nas planilhas dos estrategistas políticos do palácio. A palavra final cabe a ele, o governador – ainda no cargo, capitão do seu próprio destino, enquanto ainda ostenta a caneta na mão. Uma decisão que impacta, inclusive, nos outros nomes já postos – mas este é assunto para outro texto, mais à frente.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos