Bastidores

Bastidores

Bastidores

Outorga da água e esgoto vai gerar 9 bilhões em investimentos e 7 mil empregos nos municípios, diz Santoro

Secretário da Fazenda de AL falou com exclusividade ao Portal 7 Segundos

13/12/2021 20h08
Outorga da água e esgoto vai gerar 9 bilhões em investimentos e 7 mil empregos nos municípios, diz Santoro

Após o leilão realizado na tarde desta segunda-feira (13), que arrecadou cerca de R$ 1,7 bilhão com a outorga dos serviços de água e esgoto de municípios do interior alagoano, o secretário executivo da fazenda de Alagoas, George Santoro, concedeu entrevista exclusiva ao Portal 7 Segundos – ainda na sede da B3, em São Paulo, onde o martelo foi batido.

Segundo ele, o governo do estado mostrou-se satisfeito com o resultado do processo. “Estamos muito felizes. O resultado muito bom, é um investimento em saneamento jamais visto em Alagoas, equivalente a cerca de 20% do PIB do estado. Com as correções efetuadas no edital, os blocos B e C , apesar de menores, foram negociados de forma até mais vantajosa que o bloco A”, afirmou.

Santoro disse ainda que a outorga garante cerca de R$ 9 bilhões em investimentos para os municípios na área de fornecimento de água e serviços de saneamento, considerando os investimentos obrigatórios das emrpesas vencedoras, mais os valores arrecadados com as outorgas. Serão criados ainda, segundo o secretário, de seis a sete mil empregos na área.

As empresas vencedoras do certame – as brasileiras Conasa Infraestrutura e Aviva Ambiental e as espanholas Cymi Saneamento e Allonda Ambiental – devem assinar o contrato em janeiro de 2022. A partir daí, entre fevereiro e agosto, ocorre a fase de transição com a integração dos processos entre a Casal e SAAEs e as empresas. A partir de setembro, o setor privado assume definitivamente.

Ainda segundo o secretário, os valores de outorga serão pagos diretamente pelas vencedoras do leilão aos 61 municípios participantes dos Blocos B e C, não havendo nenhum repasse ao governo do estado. 50% dos valores serão pagos no início da operação, em fevereiro, e a outra metade será repassada aos municípios quando da operação definitiva das concessionárias, em setembro.

O secretário esteve na B3 junto com o governador Renan Filho e o secretário de infraestrutura do estado, Maurício Quintella. Vários prefeitos dos municípios contemplados com a outorga também estiveram na capital paulista, a exemplo de Julio Cezar (Palmeira dos Índios), Jeane Moura (Senador Rui Palmeira), Hugo Wanderley (Cacimbinhas) e Rosiana Beltrão (Feliz Deserto).

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos