Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

SUPERCOPA: Não existe 'campo neutro' se é o Flamengo em campo

CBF define a Arena Pantanal, em Cuiabá, como sede da Supercopa do Brasil. Atlético-MG e Flamengo se enfrentarão dia 20 de fevereiro, às 16h

09/02/2022 08h08 - Atualizado em 09/02/2022 09h09
SUPERCOPA: Não existe 'campo neutro' se é o Flamengo em campo

Enfim, a definição.

Após muita confusão, a CBF definiu a sede da Supercopa do Brasil. Atlético-MG e Flamengo se enfrentarão na Arena Pantanal, em Cuiabá. A partida acontece no dia 20 de fevereiro (domingo), às 16h.


Alguns estádios apareceram como candidatos, como o Castelão, em Fortaleza e o Mané Garrincha, em Brasília. O último foi vetado devido o aumento de número de casos e mortes de Covid-19 e por isso o governo do Distrito Federal modificou o decreto e proibiu que partidas de futebol tenham público.

O galo chega para à disputa do título como campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Já o time rubro-negro, chega à decisão por ter sido vice-campeão nacional.

A presença do Flamengo na decisão vai no que rege o próprio regulamento da CBF. Que diz: em caso de o mesmo time ocupar as duas vagas originais - títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil -, o segundo colocado no nacional herda a vaga.

Houve muita confusão nos bastidores até chegar a esta definição de sede. Especialmente pela retórica da neutralidade quando se fala em torcida. Algo justo e pertinente, de fato. Mesmo sendo paradoxo.

Como falar de igualdade - em números - entre torcidas (sic)?

São 32,5 milhões de torcedores do time carioca espalhados pelo Brasil; 16,2% da população brasileira. Existe rubro-negros do Oiapoque ao Chuí (Fonte: LANCE!/IBOPE).

Não há equivalência (opinião minha) quando se trata de torcida do Flamengo dentro do território brasileiro. Pois em cada e qualquer lugar que o clube vai, existe uma legião. Aliás, uma "Nação". Como se, de fato, todo lugar fosse uma casa e ele o mandante.

É imprescindível e justa a busca pela isonomia em qualquer contexto de uma decisão. Obviamente. De fato. Mesmo tendo outro fato: de que não há "campo neutro" se é o Flamengo em campo. 

Arquivos