Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

CRUZEIRO X ASA: Em novo contexto, clássico será o confronto do 'novo' contra o tradicional

Partida válida pela 5ª rodada da Copa Alagoas acontece hoje (16), no Estádio Municipal de Arapiraca, às 20h. Confira a análise tática das equipes

16/02/2022 06h06
CRUZEIRO X ASA: Em novo contexto, clássico será o confronto do 'novo' contra o tradicional

O renascimento de um clássico.

Cruzeiro e ASA se enfrentam nesta quarta-feira (16), no Estádio Municipal de Arapiraca, ás 20h. Partida será válida pela 5ª rodada da Copa Alagoas.

Na tabela de classificação, o 'Estrelado' é o terceiro do Grupo B com sete pontos. Já o ASA, é o primeiro do Grupo A com 10 pontos, com classificação para as quartas de final garantida.

Para os saudosistas, é impossível não lembrar do 'antigo clássico' que aconteceu nas décadas de 1980 e 1990. As memórias de um velho confronto que aconteceu pela última vez em 1996 - com vitória do ASA por 6 a 0 -, seguramente, são ativadas de forma iminente.

No entanto, os tempos mudaram. O contexto agora é outro. A época é distinta. 

As histórias são diferentes. O ASA é um clube já consolidado no cenário estadual, regional e nacional. Pelos títulos, campanhas e consequentemente maior visibilidade. Portanto, de fato e logicamente é mais tradicional.

O 'novo Cruzeiro' veio de um novo projeto iniciado em 2019. Conquistou o título da 2ª Divisão do Campeonato Alagoano de 2021 - em seu primeiro campeonato profissional - e vem buscando e conseguindo progressão.

Mas falemos do jogo de hoje. 'Bora' para a análise das duas equipes:

São dois times semelhantes em seus esquemas e sistemas (quase que espelhados). Ambos utilizam o 4-2-3-1 com as mesmas variações defensivas e ofensivas. Na recomposição de defesa marcam no 4-4-2, com duas linhas de quatro bem compactas.

Já na saída de bola e nos inícios das jogadas costumam acionar a 'saída de 3' - buscando dar mais amplitude. 'Afundam' um dos volantes entre os zagueiros, adiantam os laterais e deixam os pontas bem abertos nas 'beiradas' de campo.

No entanto, não acontece as mesmas semelhanças nas características dos estilos de jogo.

O Cruzeiro é um time mais vertical, utiliza bem a bola longa na progressão ofensiva e não precisa de muitos toque para chegar ao campo adversário. Justamente pela velocidade em suas movimentações de ataque.

É um time mais leve, mais jovem e tem uma rápida recomposição defensiva. Porém, talvez pela pouca experiência, muitas vezes se precipita e acelera o jogo demasiadamente.

Já o ASA, é uma equipe que cadencia mais o jogo. É muito mais experiente, tem imposição na parte física e utiliza passes de aproximação. Buscando sempre articular a bola pelo meio enquanto avança as linhas.

Contudo, por vezes essa cadência se torna lentidão. Fator que favorece a defesa adversária em sua recomposição e no balanço defensivo.

São semelhanças em determinados fatores e diferenças em outros aspectos. A expectativa é de um bom jogo, onde ambas as equipes possam ter bons desempenhos.

É, de fato, um clássico - tolice dizer que não. E pelo clichê, jogos como esse são decididos em detalhes. E mais um detalhe: tradição não entra em campo e novidade não é credencial para vencer.

E que bom que o clássico está de volta.

Arquivos