Bastidores

Bastidores

Bastidores

Janela partidária abriu-se nesta quinta; UB e MDB devem ficar com as maiores bancadas – veja mudanças

Blog Bastidores faz um raio-x de cenários possíveis para os deputados estaduais

04/03/2022 07h07
Janela partidária abriu-se nesta quinta; UB e MDB devem ficar com as maiores bancadas – veja mudanças

Começou nesta quinta-feira (02) – e vai até a meia-noite de 1º de abril a tão aguardada janela partidária, período na lei eleitoral em que parlamentares no último ano de sus mandatos podem trocar livremente de legenda, sem que seus mandatos sejam requeridos pelos partidos. E em Alagoas, a janela vai movimentar bruscamente o cenário eleitoral, definindo a situação de muitos nomes na disputa proporcional.

O Blog Bastidores pesquisou entre fontes do meio político, e traz um raio-x completo do que pode acontecer durante esses 30 dias de “troca-troca” parlamentar entre deputados estaduais. Alguns estão com suas situações praticamente definidas, enquanto outros guardam a sete chaves seus destinos eleitorais – nesse caso, a gente especula com base nas opiniões dos analistas políticos.

De acordo com esse quadro inicial, alguns parlamentares têm excelentes possiblidades de renovarem seus mandatos em outubro; já outros se encontram em situação perigosa, mesmo com perspectivas de boas votações, e podem ficar de fora da próxima composição da ALE.

UB


Os números podem variar até o fim do mês, mas findada a janela certamente será a maior bancada da ALE – e seguirá firme para eleger o próximo governador tampão.

Até o momento, 11 deputados deverão ingressar no partido: Marcelo Victor (presidente estadual) e Paulo Dantas, que ingressa para ser governador tampão, e cede a vaga de deputado para Lobão, também da UB.

O grupo tem ainda Bruno Toledo, Cibele Moura, Dudu Ronalsa, Gilvan Barros Filho, Inácio Loiola, Jairzinho Lira, Ricardo Nezinho, Leo Loureiro e Yvan Beltrão (este pode seguir na UB ou no partido ao qual Marx Beltrão se filiar).

MDB


Pela atual legenda do governador Renan Filho, cinco deputados devem buscar a reeleição: Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Galba Novaes e Breno Albuquerque. Chico Tenório é outro que pode encerrar o mês nas fileiras emedebistas.

PP


Quatro deputados devem terminar o mês filiados à legenda do deputado federal Arthur Lira, porém dois deles não devem disputar a reeleição: Jó Pereira (deve ser candidata a vice ou deputada federal) e Davi Davino Filho (irá para a câmara federal ou senado). Os demais são Angela Garrote e Tarcizo Freire, que permanecem no partido.

Demais partidos


Davi Maia deverá ser o único deputado do PSDB; Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo devem disputar eleição pelo PT ou em caso de federação com o PV, Camelo estaria neste último; Cabo Bebeto tem situação complicada para sua eleição caso escolha o PL, ou pode engrossar a UB e facilitar sua vida; Marcos Barbosa deve ser a aposta do PROS; Antonio Albuquerque banca sua candidatura ao governo pelo Republicanos, e Olavo Calheiros deve se aposentar da política.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos