Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ASA: Dos sete títulos estaduais conquistados, três foram contra os times da capital

Pela terceira vez na história, Gigante decide o título estadual contra o CRB

08/04/2022 07h07
ASA: Dos sete títulos estaduais conquistados, três foram contra os times da capital

Enfim, mais uma final.

O jogo de ida da final do Campeonato Alagoano entre CRB e ASA acontece neste sábado (9), às 17h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A volta será na próxima quarta-feira (13), às 20h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Há 10 anos sem chegar a uma final, o ASA reencontra o 'mesmo' CRB que o venceu em 2012. Essa será a terceira vez que as duas equipes se enfrentam em uma decisão de estadual.

A primeira foi em 2003, quando o Alvinegro chegara ao terceiro título num intervalo de quatro anos. No jogo de ida, uma goleada por 4 a 1, em pleno Rei Pelé. Na volta, em casa, o título veio - apesar da derrota por 2 a 1.

Antes disso, o ASA havia conquistado os títulos de 2000 (quando tudo parecia impossível) e 2001 (a confirmação) contra o CSA. 

Então, na soma dos sete títulos de Campeonato Alagoano, três são contra times da capital. Mas poderia ser quatro.

O título de 1953 seria disputado contra o, hoje inativo, Ferroviário Atlético Clube de Maceió - um dos clubes mais tradicionais de Alagoas daquela época.

Naquele ano, o regulamento previa a decisão do título entre o campeão da capital, o Ferroviário, contra o campeão do interior, no caso, o ASA. No entanto, a equipe maceioense recusou a disputa - no que seria uma final de três jogos. Assim, o time alvinegro foi proclamado campeão.

Outro fato curioso dos confrontos em decisões contra a galera da capital, é que duas das três foram vencidas e comemoradas em Arapiraca (2001 e 2003).

São curiosidades e coincidências que, certamente, no imaginário do torcedor alvinegro podem se tornar realidade. Na expectativa de repetir no presente o que foi feito no passado.

Arquivos