Bastidores

Bastidores

Bastidores

Jó Pereira apoia secretariado feminino de Paulo Dantas, e quer visitar secretária do Gabinete Civil

Fala da deputada ocorreu na sessão desta quarta-feira (18) da ALE

18/05/2022 18h06 - Atualizado em 18/05/2022 18h06
Jó Pereira apoia secretariado feminino de Paulo Dantas, e quer visitar secretária do Gabinete Civil

A deputada Jó Pereira manifestou, na sessão desta quarta-feira (18), a disposição em contribuir com o desempenho das secretárias mulheres que assumiram recentemente suas funções, nomeadas pelo governador Paulo Dantas (MDB). O gestor inovou e nomeou, pela primeira vez na história, doze mulheres para compor o seu secretariado.

Em sua fala, Jó criticou ainda que apenas na gestão de Dantas esta ideia tenha saído da teoria para a prática. “Lamento que apenas depois de sete anos e quatro meses de um governo é que a gente tenha o reconhecimento da importância da participação paritária da mulher na política. Isso acontece em um momento eleitoral, mesmo assim desejo muito sucesso e me coloco a disposição de todas para contribuir com o desempenho à frente de cada secretaria”, disse.

A deputada manifestou ainda interesse em fazer uma visita parlamentar a nova secretária do Gabinete Civil do governo, a jornalista Luiza Barreiros. Jó disse ainda que conhece a capacidade de várias delas, “que vêm trabalhando no Governo do Estado e contribuindo com Alagoas já há algum tempo, a exemplo da coordenadora de Governança, Poliana Santana, que já foi secretária de Desenvolvimento e Turismo”.


Defesa das minorias


Aproveitando o vácuo de lideranças de esquerda na Assembleia Legislativa nas últimas legislaturas, Jó vem executando – com maestria, diga-se – o papel de representante desses grupos no parlamento e no debate público em geral. Deixando a ALE no fim deste ano, já que não é candidata a reeleição, resta saber quem ocupará este espaço a partir de 2023.

É dela projetos que garantem direitos para as mulheres, negros, LGBTQIAs e outras minorias. A deputada tem se empenhado não só na construção dos projetos e em sua aprovação, mas em visitas a comunidades e audiências públicas, que garantam a ampla particpação destes segmentos na construção coletiva da ação pública.

Foi de uma dessas audiências que surgiu a necessidade de requalificar as escolhas do executivo quanto às representações nos poderes, como a justiça. Foi da deputada a moção que pede urgência, pela câmara dos deputados, na revisão dos critérios de escolha para advogados em listas a serem analisadas pelo executivo. O pedido foi apovado por unanimidade pelo plenário nesta quarta (18).

Uma dessas está em ampla discussão atualmente em Alagoas – a escolha de mais um desembargador do Tribunal de Justiça do estado. A lista sêxtupla, que será analisada pelo governador Paulo Dantas (MDB), não cumpre a paridade de Gênero, que vem sendo amplamente defendida por Jó em todos os postos de representação.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos