Bastidores

Bastidores

Bastidores

Troca-troca de senadores em Alagoas: estado terá dois suplentes por quatro meses

Campanhas eleitorais tiram de Brasília Rodrigo Cunha e Renan Calheiros

19/05/2022 18h06
Troca-troca de senadores em Alagoas: estado terá dois suplentes por quatro meses

Nos próximos quatro meses (121 dias, para ser mais exato) dois dos três senadores alagoanos deixam Brasília, para se dedicar exclusivamente às suas campanhas eleitorais. Rodrigo Cunha (UB) pede licença do seu mandato para cuidar da candidatura de governador; e o decano Renan Calheiros (MDB) também deixa a capital federal, porém para assumir uma das coordenações de campanha de Lula à presidência.

Como primeira suplente de Rodrigo Cunha, a ex-prefeita de Ibateguara Eudócia Caldas assume suas funções em Brasília. Em caso de vitória do senador, Eudócia, que é mãe de JHC e esposa do ex-deputado João Caldas, ganha quatro anos de mandato.

Já no lugar de Renan Calheiros assume Rafael Tenório, ex-presidente do CSA e empresário de sucesso no ramo de alimentos. Especificamente no caso de Renan, a substituição pelo seu suplente não deixa de ser uma ironia dessas da política, já que enquanto o titular sai para coordenar a campanha de Lula, entra em seu lugar um notório bolsonarista.

As licenças dos dois titulares ressaltam a importância deste processo eleitoral, tanto em Alagoas quanto o nacional. A avaliação do QG de Cunha é que é absolutamente incompatível manter sua atuação no senado com uma campanha que será acirrada, com dois adversários fortes e dispostos a ir até o fim. De quebra, ainda afaga os Caldas, já que precisará da força de JHC em Maceió.

Quanto a Renan, que hoje é um dos homens de confiança do ex-presidente Lula, a coordenação da campanha no nordeste será feita em paralelo à formação de uma bancada parlamentar forte, que possa ajudar o petista a aprovar seus projetos – e quem sabe, tirar poder de Arthur Lira, hoje o homem forte do legislativo.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos