Bastidores

Bastidores

Bastidores

UB volta a acionar ex-governador Renan Filho por participação em eventos oficiais do governo

Pedido realizado ao TRE não tem data para ser respondido pela corte

20/06/2022 18h06
UB volta a acionar ex-governador Renan Filho por participação em eventos oficiais do governo

O diretório estadual do União Brasil (UB) em Alagoas acionou mais uma vez a justiça eleitoral, pelo que considera reincidência do ex-governador Renan Filho (MDB) em eventos de caráter público do governo do estado, mesmo após a justiça proferir decisão proibindo Filho de quaiquer participação nesses atos, considerados governamentais.

Segundo pedido feito pela legenda, Renan Filho e o atual governador Paulo Dantas reiterearam conduta que já havia sido vedada em decisão anterior do TRE, proferida pela desembargadora eleitoral Maria Ester Cavalcanti Manso. Os novos episódios de descumprimeiro da decisão teriam ocorrido nas cidades de Jundiá e Novo Lino.

Na nova representação impetrada nesta segunda-feira (20), a UB pede uso de força policial para fazer com que os representados cumpram a decisão judicial. O partido também requer a aplicação integral das multas definidas nas decisões anteriores, bem como a retirada de todo conteúdo considerado ilegal das redes sociais de todos os citados.

“Ou o Poder Judiciário susta os insanos ataques aos princípios democrático e republicano encampados pela nossa Constituição Cidadã, ou, talvez, antes mesmo do início oficial da campanha eleitoral não se dê mais tempo de frear os arroubos autoritários disfarçados de progressismo e atividades institucionais encartados pelos representados”, diz um trecho da nova representação protocolada pelo União Brasil.

A batalha judicial tem sido o caminho encontrado pelo grupo de oposição ao ex-governador Renan Filho, encabeçado pelo deputado federal Arthur Lira. Em resposta, o senador Renan Calheiros, licenciado da função, tem sido escalado para responder nas redes sociais a Arthur, enquanto seu grupo se defende das investidas judiciais, que atrasaram por exemplo a eleição de Paulo Dantas em 15 dias.

Não há prazo para a resposta do pedido da UB. Mas enquanto ela não sai, continua valendo a decisão anterior, que veda a participação de Renan Filho em eventos oficiais do governo, bem como sua presença em frentes de honra e distribuição de qualquer benefício atribuído ao governo do estado.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos