Bastidores

Bastidores

Bastidores

Os bastidores do acordo que garantiu o apoio de Luciano Barbosa a Rodrigo Cunha e Davi Davino Filho

Pré-candidato ao senado, Davi Davino esteve em Arapiraca no fim de semana para bater o martelo

19/07/2022 06h06 - Atualizado em 19/07/2022 08h08
Os bastidores do acordo que garantiu o apoio de Luciano Barbosa a Rodrigo Cunha e Davi Davino Filho

Como adiantado em primeira mão pelo Blog Bastidores há algumas semanas, o apoio de Luciano Barbosa ao senador Rodrigo Cunha (UB) foi anunciado por fontes ligadas ao próprio prefeito. O apoio de Barbosa, como é sabido, foi “barba, cabelo e bigode” - ou seja, além de Rodrigo, o prefeito também pedirá votos para o deputado Davi Davino Filho (PP) ao senado, deixando o ex-governador Renan Filho (MDB) na mão.

A costura que culminou no apoio de Luciano começou no ano passado, pelas mãos do deputado federal e presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira (PP). Desde o fim das eleições municipais, Lira intensificou os contatos com Luciano, aproveitando-se da sua cisão com o MDB.

A partir de então, a Codevasf, comandada por Lira, passou a ser a principal aliada de Luciano na reestruturação de Arapiraca. Outro indício foi a negativa do prefeito em participar da outorga da água realizada pelo governo estadual, aderindo a um consórcio alternativo formado majoritariamente por prefeitos aliados de Arthur.

Some-se a isto o fato de que, além das verbas federais injetadas no município, Barbosa também via no grupo de Arthur as melhores condições para eleger seu filho, o empreendedor Daniel Barbosa, para a câmara federal.

Fechadas as bases que definiram a continuidade das obras estruturantes para Arapiraca, restava a Luciano acertar diretamente com Rodrigo Cunha e Davi Davino as melhores condições para viabilizar a vitória eleitoral de Daniel. E o acordo veio na semana passada (em reunião com Rodrigo) e neste fim de semana (em encontro com Davi).

Pelo acerto, Davi Davino cederá a Daniel todas as suas bases políticas na capital alagoana - em 2020, por muito pouco essas bases não levaram Davino ao segundo turno nas eleições municipais. Já Rodrigo, em interlocução com Arthur Lira, garantiu que Daniel receberá algumas bases do presidente da câmara - que pode incluir São Miguel dos Campos e outros municípios menores.

Adesivos de Davi Davino e Rodrigo Cunha já são vistos em carros de servidores municipais no começo desta semana. Para o acordo tornar-se público, resta apenas a tradicional foto. E ela deve sair em alguns dias.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos