Bastidores

Bastidores

Bastidores

Solidariedade registra duas atas apoiando diferentes candidatos, e questão vai parar na justiça

Comissão interventora nacional apoia Rodrigo Cunha, mas direção estadual quer apoiar Paulo Dantas

15/08/2022 17h05 - Atualizado em 15/08/2022 17h05
Solidariedade registra duas atas apoiando diferentes candidatos, e questão vai parar na justiça

Acaba nesta segunda-feira (15) o prazo para retificação das atas partidárias que indicam para onde irão os partidos políticos - e encerra-se também a grande confusão envolvendo algumas legendas em Alagoas, a maior delas com o Solidariedade, partido que foi até abril do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.

Liberado por MV, a legenda foi “adquirida” pelo grupo de Adeilson Bezerra, que a entregou a socióloga Suelle Pinheiro. A partir daí, iniciou-se uma batalha judicial pelo controle do partido, tendo como pano de fundo as candidaturas de Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UB).

O grupo de Adeilson/Suelle chegou a retirar a candidatura majoritária de Mônica, e entregar a legenda para Paulo Dantas, porém uma intervenção do diretório nacional do partido, produto de uma articulação em Brasília entre Arthur Lira e Paulinho da Força, o colocou nas mãos de Rodrigo Cunha.

Hoje, a situação do Solidariedade é “sui generis”: em consulta ao sistema de registro de partidos do TRE-AL, a direção do Solidariedade em Alagoas está a cargo de Suelle Pinheiro, que levou a sigla a apoiar Paulo Dantas; porém, a ata mais recente registrada no TSE foi feita pela comissão interventora, e decidiu pelo apoio a Rodrigo Cunha.

O que vale neste caso, a ata de registro de candidaturas ou o que diz a direção estadual do partido? A questão foi judicializada, e a resposta está nas mãos da justiça eleitoral. Dela depende, por exemplo, a informação para onde irá o tempo de TV da legenda. E indiretamente, um outro ponto também poderá ser medido: quem tem mais poder com Paulinho da Força, Renan ou Arthur Lira?

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos