Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Conheça o Pouso Alegre, adversário do ASA na Série D

Confronto vale o acesso à Série C 2023. Primeira partida acontece neste domingo (21), às 16h, no Estádio Municipal de Arapiraca

19/08/2022 07h07 - Atualizado em 19/08/2022 09h09
Conheça o Pouso Alegre, adversário do ASA na Série D

Quem é? De onde é? Como surgiu?

Certamente, estas são algumas perguntas feitas pelo torcedor alvinegro. Mas não se enganem, o time mineiro não é um novato do futebol.

O Pouso Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 15 de novembro de 1913, na cidade de Pouso Alegre-MG. Entre o amadorismo e o profissional, algumas idas e vindas, o clube viveu momentos de ostracismo e retornos. 

Tornou-se um time profissional em 1967. Encerrou suas atividades no final da década de 1960. Disputou e foi campeão de importantes torneios amadores na década de 1970 e retomou o profissionalismo no início da década de 1980.

Disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro até o ano de 1998. No mesmo ano se licenciou da Federação Mineira de Futebol, ficando inativo até 2009.

Em mais alguns anos afastados do futebol profissional, o "Pousão" anunciou o regresso às atividades em 2017, após um projeto do ex-jogador do clube, Paulo da Pinta, que se tornou presidente do clube. O retorno aos campos aconteceu em 2018, nove anos após outro afastamento.

O ano de 2020, talvez seja, o mais importante da longa história do clube. Ano que o Pouso Alegre foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro e se classificou para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. 

Em 2021 venceu a Troféu Inconfidência, título que deu vaga ao Brasileirão da Série D de 2022 - onde também havia participado no ano anterior.

O Dragão mandou seus jogos por muitos anos no Estádio da Lema - negociado pela prefeitura da cidade. Hoje, o clube manda suas partidas no Estádio do Mandu, o Manduzão. 

Já que falamos de toda a história, agora vamos falar sobre a atualidade.

O Pouso Alegre foi o líder do Grupo 6, terminando a primeira fase com 26 pontos. Até o momento, são 18 jogos; com nove vitórias, sete empates e duas derrotas. Marcou 15 gols e sofreu 10 gols. Além de estar invicto jogando em seus domínios.

É, sem dúvidas, um dos melhores times do Brasileirão da Série D. Em termos de desempenho e números.

Este é o Pouso Alegre. De onde e quem é.

Arquivos