Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

ASA: Jota merece continuar como técnico em 2023

Com técnico no comando, ASA conseguiu classificação para a Copa do Brasil e a Pré-Copa do Nordeste 2023

30/08/2022 10h10 - Atualizado em 30/08/2022 12h12
ASA: Jota merece continuar como técnico em 2023

Merecimento através de números e resultados.

O ASA começou ano de 2022 cheio de problemas. A exposição de situações desagradáveis vindas dos bastidores simbolizavam o quanto estava complicado o cenário do clube. Entre saída de técnicos, problemas financeiros e falta de estrutura.

Naquele momento, as perspectivas eram poucas. As dúvidas através da difícil conjuntura eram iminentes.

A solução veio de casa. Jota assumiu o time em alguns jogos na Copa Alagoas como interino. Seguiu assim, após a saídas de outros treinadores, no campeonato alagoano - quando o ASA chegou à final após 10 anos.

Iniciou a Série D vencendo e voltou ao cargo de auxiliar por alguns jogos. Retornou ao comando ainda na primeira fase do Brasileiro e seguiu até a última partida.

Com Jota no comando, foram 24 jogos; 12 vitórias, seis empates e seis derrotas. Além disso, garantiu para 2023 as vagas na Copa do Brasil, Pré-Copa do Nordeste e Brasileirão da Série D.

Além dos bons números, foi perceptível a melhora no rendimento da equipe. Através do fortalecimento do elenco, o time criou um padrão e um modelo de jogo. Conseguiu evoluir tecnicamente e criar consistência tática.

A eliminação dolorosa contra o Pouso Alegre trouxe descontentamento para alguns e argumentações para outros.

Concordo quando citam as infelizes tomadas de decisões e opções para o confronto. Discordo inteiramente e integralmente quando tentam achar nele um único culpado. Como uma busca por um Cristo para crucificar.

Eu sei que, pela cultura, as críticas e o apedrejamento quase que gratuitos são originários da falta de 'grife' do Jota e por ele não ser alguém com um sobrenome bonito ou de determinada região do país - como outros que aqui chegaram e fracassaram na temporada. 

Resumir um trabalho por um confronto é ser incoerente com toda amplitude que o futebol carece para ser analisado de forma minuciosa.

Pelo trabalho feito, Jota merece continuar no comando. Por merecimento e reconhecimento. E, a meu ver, será um erro da diretoria se a decisão for diferente.