Bastidores

Bastidores

Bastidores

Primeira pesquisa após debate do 7 Segundos mostra equilíbrio e recuperação de Rodrigo Cunha

Senador está na segunda posição, empatado tecnicamente com Paulo Dantas (MDB)

01/09/2022 20h08 - Atualizado em 01/09/2022 20h08
Primeira pesquisa após debate do 7 Segundos mostra equilíbrio e recuperação de Rodrigo Cunha

Na primeira pesquisa produzida pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) para o governo de Alagoas, os quatro principais candidatos na disputa estão em situação bastante equilibrada. O Ipec tem os mesmos profissionais do antigo Ibope, que fechou no início deste ano.

Segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo e registrado no TRE sob número 00838/2022, Paulo Dantas (MDB) lidera com 24% e Rodrigo Cunha (União) é o segundo colocado, com 21%. De acordo com a margem de erro da pesquisa, que é de 3%, há um empate técnico na liderança.

Na terceira posição, aparece Fernando Collor (PTB), com 17%. Também pela margem de erro da pesquisa, pode-se considerar que Collor está empatado com Cunha na segunda posição da corrida. Em quarto lugar está o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) com 15%. Rui também empata tecnicamente com Collor na terceira posição.

Ao contrário dos demais levantamentos realizados no estado, o Ipec mostra grande equilíbrio entre os quatro primeiros colocados - a diferença entre Dantas e Rui, o quarto colocado, é de apenas nove pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 800 pessoas, entre os dias 29 e 31 de agosto de 2022 - nesse meio período, houve o primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado promovido pelo Portal 7 Segundos, que causou grande repercussão na imprensa local e nas redes sociais, especialmente pelos debates acalorados entre Cunha e Collor.

Antes da divulgação dos números, em entrevista à Rede Antena 7, o analista político Eugênio Albuquerque já havia alertado que a postura agressiva de Collor no debate do 7 Segundos havia sido encarada negativamente pelo eleitorado. Já Cunha, segundo Eugênio, havia se saído bem em meio ao “fogo” do ex-presidente.

Outro citado positivamente por Eugênio, o ex-prefeito Rui Palmeira “ressuscita” nos números do Ipec, aparecendo com chances de 2º turno - o que também pode ter sido reflexo de sua boa performance no debate.

Veja os números da pesquisa Ipec:

1º - Paulo Dantas (MDB)- 24%

2º - Rodrigo Cunha (União) - 21%

3º - Fernando Collor - (PTB) 17%

4º - Rui Palmeira (PSD) - 15%

5º - Luciano Fontes (PMB) - 1%

6º - Luciano Almeida (PRTB) - 1%

7º - Cícero Albuquerque (Psol) - 1%

Brancos e Nulos - 9%

Não sabe/Não opinou - 12%

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos