Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Assédio contra mulher no futebol é reflexo do que é a sociedade

Sem autorização, torcedor do Flamengo, deu um beijo em Jéssica Dias, jornalista da ESPN, enquanto ela trabalhava no entorno do Maracanã

08/09/2022 10h10 - Atualizado em 08/09/2022 11h11
Assédio contra mulher no futebol é reflexo do que é a sociedade

Um ambiente que é reflexo da sociedade.

Meus primeiros passos dentro da imprensa esportiva foi como repórter de campo. O 'pista'.

Um período de muito aprendizado. Pude conhecer algumas profissionais competentes e talentosíssimas. Também presenciei muita babaquice e estupidez.

Foram várias as vezes em que imbecis proferiram palavras repugnantes contra essas mulheres de forma gratuita. Com aquele ar inepto de superioridade. 

Ontem, no Maracanã, a Jéssica Dias, jornalista da ESPN, foi mais uma vítima de tal imbecilidade. Assim como tantas outras que já passaram, infelizmente, pela mesma situação.

O torcedor que a importunou sexualmente - crime desde 2018, cuja a prisão, caso seja flagrante, é inafiançável - é Marcelo Benevides Silva. O autor do crime teve prisão decretada. Se mantida a decisão, ele será transferido para um presídio. 

Jéssica estava trabalhando. Trabalhando!

O desprezível comportamento do torcedor não é um caso isolado. É, de forma intrínseca, o reflexo de uma sociedade machista, patriarcal e misógina.

Um ambiente que retrata muito bem o pensamento de que, não importa o que aconteça, a mulher é uma propriedade que pode ser invadida. Atacada. Violentada - física ou verbalmente.

Jéssica foi mais uma vítima de todo esse mecanismo inescrupuloso em que a mulher não é vista com o respeito que merece. E não apenas por ser mulher. Por ser humano.

Infelizmente, o futebol reproduz tudo o que é a sociedade. Toda a seu despropósito contra as mulheres. 

Como um espelho.


Arquivos