Bastidores

Bastidores

Bastidores

Penúltimo debate não muda cenário faltando quatro dias para as eleições

Candidatos se enfrentaram na TV Gazeta na noite desta terça (27)

28/09/2022 17h05 - Atualizado em 28/09/2022 18h06
Penúltimo debate não muda cenário faltando quatro dias para as eleições

O penúltimo debate entre os candidatos ao governo do estado realizado nesta terça (27), um dos mais aguardados desde o começo das eleições, pouco acrescentou à corrida eleitoral e possivelmente não irá alterar o cenário atual.

Apesar de alguns momentos fervorosos, como o princípio de bate-boca entre Collor e Cícero Albuquerque (PSOL), a temperatura do debate no âmbito geral foi bem morna.

Paulo Dantas (MDB) comportou-se como aquela equipe que, tendo construído um bom placar no decorrer do campeonato, entrou em campo satisfeita com o empate; ou seja, para ele, bastava não “tomar uma goleada”.

O governador conseguiu não escorregar. Defendeu-se de forma eficiente dos ataques quando questionado sobre seu pai, passando a impressão de que prefere resolver as pendências familiares “dentro de casa”. Além disso, expôs o legado de Renan Filho, um de seus cabos eleitorais, quando foi preciso.

Já Rodrigo Cunha deu a entender que treinou muito para realizar este momento - o que ajudou bastante na sua performance. Mesmo nervoso transmitiu serenidade, ao não subir o tom de voz em nenhum momento. As experiências em debates anteriores o fizeram não repetir os erros do passado.

Mas o destaque da noite, como tem sido desde o primeiro debate promovido pelo 7 Segundos, foi Cícero Albuquerque (PSOL). O professor universitário demonstra sempre muita segurança propositiva e firmeza na palavra. É o tipo de candidato que se para pra ouvir.

Rui Palmeira (PSD) sempre se destaca por sua segurança e argumentação, embora neste debate, mais uma vez, não tenha sido acionado por seus adversários. Ficará sempre a dúvida: Rui não é chamado porque é temido ou porque não é relevante?

Por fim, o desempenho de Collor é a prova inconteste de que sim, a idade chega para todos. Sem ânimo e pouco inspirado, o ex-presidente famoso por ter vencido Lula num dos mais emblemáticos debates da história brasileira, não foi nem sombra disso na noite de terça-feira.

Quanto a Luciano Almeida (PRTB), restando pouco mais de quatro dias para as eleições, ainda vale o questionamento: o que ele está fazendo ali?

Noves fora, o cenário segue o mesmo de antes. Porém, até sábado, muita coisa ainda pode acontecer, fora dos estúdios dos debates, onde nada deve mudar.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos