Bastidores

Bastidores

Bastidores

Com vitória de Renan Filho ao senado, Calheiros devem ter posição central em suposto governo Lula

Senadores devem compor base de apoio do petista, caso ele seja eleito

30/09/2022 18h06 - Atualizado em 30/09/2022 18h06
Com vitória de Renan Filho ao senado, Calheiros devem ter posição central em suposto governo Lula

Renan Calheiros tem intercalado momentos de efusiva verbalização com outros de silêncio durante esta campanha eleitoral. Longe da linha de frente da campanha majoritária de Paulo Dantas (MDB), o senador vem empenhando nas redes sociais um embate entre gigantes com o deputado Arthur Lira (PP).

Para alguns setores da imprensa nacional, a guerra entre os dois caciques alagoanos tem um objetivo claro: Renan deseja derrotar Lira pois, num provável terceiro mandato de Lula, é ele quem seria o porta-voz do petista no parlamento, e não o líder do centrão.

Lira já deu sinais claros de que vai conversar sobre seu futuro seja quem for o presidente eleito - embora esteja claramente na linha de frente de Bolsonaro. Caso Lula seja o próximo presidente, analistas avaliam que, com algumas concessões - como o fim do orçamento secreto - é possível que Lira tenha seu nome apoiado para a reeleição na Câmara dos Deputados.

Sabedor disso, Renan trabalha para que Arthur chegue em Brasília o mais enfraquecido possível.

Em Brasília, circula livremente pelos corredores a informação de que Lula ofereceu a Renan, além de um ministério central da futura gestão (que pode ser ocupado por Renan Filho), a presidência da comissão de orçamento do Senado, além de apoiar o seu nome para a primeira secretaria da casa, a responsável pelo orçamento interno.

O senador alagoano tem dito em entrevistas que quer apenas contribuir com o governo de Lula, sem nenhuma posição estratégica - o que obviamente é uma estratégia para não “queimar” o seu nome cedo demais. Renan sabe que, na política, tudo tem o seu tempo.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos