Bastidores

Bastidores

Bastidores

Após derrota no STJ, Dantas vai recorrer de afastamento do governo no STF

Pedido à corte suprema deve ser feito até este sábado (15)

14/10/2022 12h12 - Atualizado em 14/10/2022 13h01
Após derrota no STJ, Dantas vai recorrer de afastamento do governo no STF

Após sofrer uma derrota por 10x2 no plenário do Superior Tribunal de Justiça nesta quinta-feira (13), com direito a choro da ministra relatora do caso Laurita Vaz, o governador afastado Paulo Dantas (MDB) segue agora até outra seara jurídica, na tentativa de reaver seu mandato antes do segundo turno das eleições.

Dantas recorre, ainda nesta sexta (14), ao Supremo Tribunal Federal. Através de seus novos advogados, o lulista Cristiano Zanin Martins, Dantas vai apresentar ao STF um recurso onde argumenta que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal não tem competência para atuar neste caso.

Segundo entendimento do corpo jurídico do governador, mesmo em caso de existência do esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa, o suposto crime não envolve desvio de recursos federais - e que portanto a Polícia Federal e o MPF, mesmo que avisados, teriam que comunicar às autoridades locais.

Uma vez aberto o pedido ao STF, ele é encaminhado para o sorteio de um relator, que é feito de forma automática. E o gabinete de Dantas reza desde já que a análise não caia nas mãos dos dois ministros “bolsonaristas” do Supremo - Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Recebido o pedido, o ministro pode decidir imediatamente, de forma monocrática, ou encaminhar o pedido para o pleno do STF, o que pode demandar mais algumas semanas até que Paulo saiba se retorna ou não para o governo do estado.

Até lá, é o Dr Wanderley que está com a caneta de governador nas mãos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos