Bastidores

Bastidores

Bastidores

Global3 crava resultado eleitoral com levantamento certeiro

Instituto divulgou sondagem faltando dois dias para as eleições

31/10/2022 18h06 - Atualizado em 31/10/2022 20h08
Global3 crava resultado eleitoral com levantamento certeiro

Diante da verdadeira "sopa de letrinhas" em que se tornou o mercado de pesquisas eleitorais em Alagoas, ao menos um instituto cravou o resultado para o governo do estado - trata-se da Global3, empresa do Grupo 7Segundos de Comunicação.

Apesar de realizar sondagens internas desde o período pré -eleitoral, o Instituto realizou apenas uma pesquisa registrada, na reta final do segundo turno. E os números bateram exatamente com o resultado final das urnas: 52% para Paulo Dantas (MDB) e 48% para Rodrigo Cunha (UB).

As pesquisas de opinião estiveram no foco desse processo eleitoral justamente por apresentarem números "ao gosto do freguês" - os dados se acomodavam conforme o contratante do levantamento.

Essa grande divergência em torno das intenções de voto dos eleitores alagoanos chegou a entrar no radar do deputado Arthur Lira (PP), que ameaçou pautar na Câmara dos Deputados projeto que criminalizasse institutos com números muito distantes dos registrados nas urnas. Não vingou.

Dentre os poucos institutos que cravaram resultados em Alagoas, além do tradicional Ipec, o Global 3 se credencia para os próximos desafios eleitorais que virão - 2024 é logo ali.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos