Bastidores

Bastidores

Bastidores

Lula quer dar um ministério a Renan Filho, mas restam acertar alguns detalhes

Presidente eleito chega a Brasília para fechar lista do primeiro escalão

07/11/2022 17h05
Lula quer dar um ministério a Renan Filho, mas restam acertar alguns detalhes

Lula chegou nesta segunda-feira (07) a Brasília, e com ele chega uma leva de especulações sobre o seu ministério, que começa a ser montado e opera a partir de janeiro do ano que vem.

Nesse contexto, pelo menos um alagoano pode figurar entre os "ministeriáveis" do futuro presidente: o senador recém-eleito Renan Filho, do MDB.

Há uma conta que está na mesa de Lula, e que pode impactar na indicação de Renanzinho: a situação difícil que o futuro governo enfrentará no senado a partir de 2023. A maioria dos parlamentares eleitos para esta casa são bolsonaristas ou simpatizantes.

Portanto, antes de garantir uma pasta a Renan Filho, Lula quer ter a garantia de que seu suplente, Fernando Farias, não será um problema no senado. Farias é um industrial, fatia da sociedade onde Bolsonaro teve bastante força eleitoral.

Segundo bastidores de Brasília, Lula estaria reservando o ministério de Minas e Energia para o MDB. Resta saber se ele será ocupado por Renanzinho ou por Simone Tebet, outra emedebista que figura na lista de ministeriáveis.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos