Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

COPA 2022: Vini Jr ou Fred? A principal dúvida de Tite

Pela primeira rodada do Grupo G, Brasil e Sérvia se enfrentam nesta quinta-feira (24), às 16h (Brasília), no Estádio Lusail

22/11/2022 06h06
COPA 2022: Vini Jr ou Fred? A principal dúvida de Tite

Vini Jr ou Fred? Talvez esta seja a maior dúvida de Tite.

O Brasil estreia contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), às 16h (Brasília), no Estádio Lusail. Último treino acontece na quarta-feira, véspera da partida.

Nessa segunda-feira, o técnico manteve o sigilo e 'fechou os portões' da terceira atividade em solo catari. No entanto, um visitante flagrou o atacante Vini Jr no time titular e o volante Fred na reserva.

Antes de tudo, é necessário entender que não há comparação sobre a qualidade técnica dos jogadores. Até porque são posições completamente diferentes. Logo, um não vai jogar porque é melhor que o outro e sim pelas funções táticas que desenvolvem

Com Fred no time de cima, a configuração tática tem Paquetá como um ponta "construtor". Além disso, o time ganha em intensidade, consistência e marcação no meio-campo. 

O volante participa das duas fases do jogo  - defensiva e ofensiva. Em sua "nova" movimentação, o jogador entra na última linha e alterna com Raphinha entre as jogadas de infiltração, pelo meio, e de amplitude, abrindo pelas beiradas para que o atacante entre na diagonal.

Já com Vini Jr em campo, a seleção ganha poder ofensivo e alternativas de jogadas ofensivas pela ponta. O atacante consegue ter profundidade e cria jogadas individuais fazendo o movimento de diagonal. 

Além disso, o time jogaria com um quinteto ofensivo. Na dinâmica de jogo as movimentações proporcionariam superioridade numérica no campo ofensivo. Uma vez que, através deste aspecto, o time teria quatro ou cinco jogadores na última linha de ataque.

No entanto, acredito que Tite tenha dúvidas para que haja equilíbrio entre setores. Uma vez que a Sérvia tem em sua principal característica a velocidade e força nos corredores laterais. É um time que tem uma rápida transição ofensiva através deste fator.

Para mim, será surpresa se Vinícius iniciar a partida - e consequentemente a Copa -, mesmo que o clamor dos torcedores seja unânime em relação à sua presença. E pelo jogo, a minha também. Porém, o 'espanto' seria pela mudança de conceito e comportamento do técnico brasileiro. Especialmente por tudo o que ele demonstrou e fez nesse ciclo até a Copa de 2022.

Arquivos