Bastidores

Bastidores

Bastidores

Justiça suspende eleição para nova mesa diretora da Câmara de Arapiraca

Decisão saiu a poucos minutos do início da sessão que escolheria presidente da casa para o biênio 2023/2024

22/11/2022 22h10
Justiça suspende eleição para nova mesa diretora da Câmara de Arapiraca

Uma decisão proferida no início da noite desta terça-feira (22) suspendeu os efeitos do edital 005/2022 da Câmara de Vereadores de Arapiraca, que realizaria a escolha da mesa diretora da Casa. Com o ato, a eleição do novo presidente da Câmara está suspensa, sem nova data de realização.

O juiz Carlos Bruno da Silva Ramos, titular da 4ª Vara Cível de Arapiraca, entendeu que não pode haver nova eleição para a mesa diretora da casa enquanto ainda não houver decisão definitiva sobre o pleito ocorrido no dia 14/08/2021, que escolheu a mesa diretora para o biênio 2023/2024 e que está sub-júdice.

Além deste fato, o magistrado citou que conforme o regimento interno da casa, editais para processos eleitorais devem ser comunicados por escrito e pessoalmente a cada vereador, o que não aconteceu neste caso - houve apenas a comunicação nas redes sociais da Câmara.

Ante o exposto, o juiz suspende os efeitos do edital e estipula multa de 20 mil reais em caso de desobediência.

O clima estava agitado durante a noite de terça nas imediações da Casa Herbene Melo. Vereadores governistas chegaram até o local, mas não chegaram a registrar presença em plenário, aguardando a decisão da justiça. Quando o ato do magistrado foi liberado, vários edis deixaram o local.

Já os vereadores que apoiavam a realização da eleição não chegaram a ir até a Câmara.

O Blog Bastidores apurou que dos 19 vereadores arapiraquenses, 10 apoiam a reeleição do atual presidente Thiago ML (Pros) para a presidência da casa. Thiago não é da base de apoio do prefeito Luciano Barbosa (MDB), e tem criado algumas dificuldades ao gestor durante sua atuação.

Do lado oposto, nove vereadores continuam firmes na base governista, e diante do risco de entregar a presidência da casa novamente a Thiago, resolveram acionar a justiça, que proferiu decisão favorável a este grupo.

O atual presidente, Thiago ML, não quis falar sobre o assunto.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos