Bastidores

Bastidores

Bastidores

TSE e TRE/AL definem data para diplomação de Lula/Alckmin e Paulo Dantas/Lessa

Cerimoniais ocorrem em Brasília no caso do presidente da República, e em Maceió para Paulo Dantas

01/12/2022 17h05 - Atualizado em 01/12/2022 17h05
TSE e TRE/AL definem data para diplomação de Lula/Alckmin e Paulo Dantas/Lessa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu a data de diplomação do presidente eleito Lula (PT) e também do seu vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). A cerimônia, que ocorre na sede do tribunal em Brasília, acontece no dia 12 de dezembro.

A diplomação é o último ato que pertence ao processo eleitoral - logo, é realizado pelo TSE. Ele confirma o resultado das urnas e confere aos eleitos um certificado de que eles estão aptos a tomar posse - este sim, um ato já relativo às instituições para as quais foram eleitos.

Já em Alagoas, a diplomação dos eleitos acontece na sexta-feira, 16 de dezembro, a partir das 9h30, conforme informações da assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Neste caso, serão diplomados o governador reeleito Paulo Dantas (MDB), seu vice Ronaldo Lessa (PDT) e os 27 deputados estaduais eleitos em 02 de outubro.

Tanto em Alagoas quanto em Brasília, os cerimoniais de posse ocorrem no dia 1º de Janeiro. Pela manhã, assume o novo mandato o governador Paulo Dantas; pela tarde, é a vez de Lula assumir pela 3ª vez a presidência. Deputados estaduais e federais tomam posse somente em 1º de fevereiro.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos