Bastidores

Bastidores

Bastidores

Senadores alagoanos votam favoráveis à PEC dos 600 reais apresentada pela equipe de Lula

Votação em dois turnos ocorreu na noite desta quarta (07)

08/12/2022 09h09 - Atualizado em 08/12/2022 09h09
Senadores alagoanos votam favoráveis à PEC dos 600 reais apresentada pela equipe de Lula

A PEC da transição, aprovada na noite desta quarta-feira (07) em dois turnos no senado, contou com a aprovação dos três senadores alagoanos. Renan Calheiros (MDB), Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União) estiveram no plenário para aprovar a proposta apresentada pelo presidente eleito Lula (PT).

Renan Calheiros falou na tarde desta quarta com o Blog Bastidores, e disse que a PEC não era sua preferência. "Tenho defendido a aprovação e votei favoravelmente na CCJ. Acho que não precisaria PEC mas o caminho foi este, paciência. Precisamos reconstruir o Brasil", disse o senador.

Rodrigo Cunha (União) ressaltou que apesar de ser favorável à PEC, conseguiu reduzir o "gasto" com a medida em 30 bilhões. "O Auxílio de 600 reais é extremamente necessário, mas também é importante que se criem portas de saída para que as pessoas não dependam somente desse valor. Aqui no Senado, conseguimos reduzir em 30 bilhões o valor inicial da proposta", disse Cunha em mensagem ao Blog.

O maior mistério situava-se na posição do senador Fernando Collor (PTB) - por causa de seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições, havia a dúvida se Collor ainda estaria na sua base, que tentou votar uma proposta diferente em plenário. Mas o senador alagoano seguiu a maioria, e votou favoravelmente à proposta apresentada pela equipe de Lula.

No total, a PEC teve 64 votos favoráveis, 15 a mais do que o mínimo necessário de 49 para sua aprovação. Ela segue agora para a Câmara dos Deputados, onde vai tramitar na CCJ e plenário em dois turnos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos