Bastidores

Bastidores

Bastidores

Rui Palmeira e Kátia Born terão quase 400 milhões em suas secretarias para investimentos em 2023

Ex-prefeito do PSD será o gestor do Vida Nova nas Grotas, enquanto Born fica com o Pacto Contra a Fome

22/12/2022 17h05
Rui Palmeira e Kátia Born terão quase 400 milhões em suas secretarias para investimentos em 2023

Aliados de última hora do governador Paulo Dantas (MDB), os ex-prefeitos Kátia Born (PDT) e Rui Palmeira (PSD) terão uma boa fatia do orçamento do estado para aplicar em suas áreas em 2023. Born é a nova secretária de Desenvolvimento e Assistência Social do estado, enquanto Palmeira será o titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Juntos, os ex-gestores terão quase 400 milhões de reais para “fazer política” e se destacarem politicamente - ou no caso de Born, dar destaque ao presidente do PDT e vice-governador Ronaldo Lessa. A Seades, que estará nas mãos da ex-prefeita, receberá um orçamento de R$ 136.386.419,00. A Seinfra, a cargo de Rui Palmeira, receberá dos cofres estaduais o valor de R$ 252.169.671,00.

Rui terá como principal tarefa política a missão de ser o contraponto de JHC em Maceió. Para isso, vai assumir o programa Vida Nova nas Grotas, que deu uma cara nova a essas localidades na gestão de Renan Filho - e de quebra, ajudou na popularidade eleitoral de Paulo Dantas. O ex-prefeito também será o ordenador de obras nas áreas de saneamento, quadras, praças, casas populares e geração de água (com a Casal).

Já Kátia Born será a responsável por tocar o Cria, um dos carros-chefe de Renan Filho. O programa beneficia quase 140 mil gestantes e mães de recém-nascidos com o pagamento de uma bolsa no valor de 150 reais. Além disso, também está no guarda-chuva da Seades o Pacto Contra a Fome, que consiste na distribuição de cestas básicas a milhares de famílias todos os meses.

Claro que os futuros secretários sabem que é o chefe - no caso, o governador - que manda nos recursos. Mas a boa fatia garantida por Dantas indica que o “chefe” será mais generoso com alguns do que com os demais.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos