Bastidores

Bastidores

Bastidores

Parlamentares alagoanos devem aprovar por unanimidade intervenção no DF

Expectativa é que votação ocorra nesta terça (10)

09/01/2023 17h05
Parlamentares alagoanos devem aprovar por unanimidade intervenção no DF

A informação que vem de Brasília é que o Senado pode votar já nesta terça-feira (10) o decreto assinado pelo presidente Lula (PT), que institui intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Há uma comoção geral entre parlamentares de situação e oposição pela aprovação da medida.

Um decreto de intervenção em algum estado da federação (ou parte dele, como na segurança pública) deve ser aprovado conjuntamente por deputados e senadores. O governo federal vai controlar a segurança pública do DF até o dia 31 de janeiro, a princípio. O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi o indicado para assumir a intervenção.

O Blog Bastidores conversou com alguns parlamentares alagoanos, que afirmaram que o decreto será aprovado sem nenhuma dificuldade. Arthur Lira, presidente da Câmara, já está na capital federal e se reuniu com os líderes partidários, além de conversar com vários deputados. A expectativa é de que nenhum alagoano vote contrário ao decreto.

As fontes também afirmaram que a expectativa é de que a intervenção seja aprovada pela unanimidade dos parlamentares do estado. “Talvez falte o [deputado] Sérgio [Toledo], por conta do seu problema pessoal, mas creio que todos os demais são favoráveis”, disseram. A votação, que deve ocorrer de forma híbrida (presencial e remota), será realizada com os deputados da atual legislatura, que acaba em 31 de janeiro.

A questão, segundo uma das fontes, é que os atos vandalizaram o próprio parlamento, então votar contra a intervenção, mais do que uma sinalização de concordância com os atos, soará para os demais colegas como um voto contra o próprio parlamento.

A sessão conjunta deve ser presidida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que também preside o Congresso Nacional. Ele se encontra em deslocamento para o Brasil, e deve chegar ainda hoje a Brasília.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos