Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Palmeiras e Flamengo, em mais um capítulo de uma atual hegemonia

No histórico do confronto foram 124 jogos disputados; são 47 vitórias do Palmeiras, 42 vitórias do Flamengo e 35 empates

28/01/2023 10h10
Palmeiras e Flamengo, em mais um capítulo de uma atual hegemonia

Mais um capítulo de uma recente história de soberania.

Palmeiras e Flamengo vêm dominando o cenário nacional e continental nos últimos anos. Nos últimos oito anos, cada clube venceu oito títulos de relevância doméstica e internacional.

O Alviverde, desde 2015, conquistou duas Copas do Brasil (2015 e 2020); três Brasileiros (2016, 2018 e 2022); duas Libertadores (2020 e 2021) e uma Recopa Sul-Americana (2022).

Já o Rubro-Negro venceu dois Brasileiros (2019 e 2020); uma Copa do Brasil (2022); duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), a última vencendo o próprio Palmeiras; duas Libertadores (2019 e 2020) e uma Recopa Sul-Americana (2020).

No histórico do confronto, o time paulista leva a melhor. Nos 124 jogos disputados até aqui, foram 47 vitórias do Verdão, 42 vitórias do time da Gávea e 35 empates.

Certamente a partida mais importante da história das duas equipes foi a final da Libertadores de 2021, vencida pelo Palmeiras.

Esta soberania que vemos atualmente surgiu a partir da reestruturação e estruturação dos dois clubes. Em termos patrimoniais, financeiro e de gestão. Cada um a seu modo. Conseguindo materializar a boa fase administrativa em resultados esportivos.

Analisando a final de hoje, pode-se dizer que será, mais uma vez, a disputa da técnica contra a tática.

O Palmeiras com um modelo de jogo bem definido a partir de suas variações dentro de seu sistema. Tendo a consistência tática como uma das principais características. Aspectos que são gerados de acordo com o adversário. Por isso, possivelmente, vamos ver um time com um plano de jogo variável.

Do outro lado, o Flamengo, o melhor elenco da América do Sul. Um time extremamente técnico e com valores individuais que fazem toda a diferença para que o desempenho seja do mais alto nível. A partir disso, vem a característica propositiva de um time que controla o jogo através da posse de bola e da dinâmica de movimentação de seu setor criativo. Um ataque quase que bélico.

Se eu fosse colocar em porcentagem, acredito que estaria 60% para o time carioca e 40% para o time paulista. O FLA é de fato favorito. Pelo time que tem, seria demagogia falar o contrário

 No entanto, em decisão de jogo único muita coisa pode acontecer a partir de situações no jogo. Como já aconteceu, inclusive, entre os dois - quem não se lembra de Montevidéu?!.

Vamos acompanhar o mais novo capítulo dessa dinastia bilateral. E as expectativas continuam sendo as melhores. Vencendo quem é melhor ou não.


Arquivos