Bastidores

Bastidores

Bastidores

Rodrigo Cunha é escolhido 2º vice-presidente do Senado e também do Congresso Nacional

02/02/2023 15h03
Rodrigo Cunha é escolhido 2º vice-presidente do Senado e também do Congresso Nacional

O senador alagoano Rodrigo Cunha (União) foi escolhido na manhã desta quinta-feira (2) para ocupar o cargo de segundo vice-presidente do Senado Federal. Com a escolha, Cunha passa a ocupar um dos mais importantes cargos da Mesa Diretora da Casa. A Mesa é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos do Senado.

Cabe a Mesa Diretora definir o funcionamento da Casa e das comissões. Além disso, membros da Mesa do Senado também ocupam cargos na Mesa Diretora do Congresso. O presidente do Senado também é o comandante do Congresso. O segundo vice-presidente dos senadores – no caso, Rodrigo Cunha – também é o segundo-vice do Congresso. Ou seja, podem tomar decisões nas votações de vetos e do Orçamento.

“É uma honra assumir mais esta responsabilidade colocando Alagoas em um cargo estratégico no Senado Federal. Seguiremos com muito trabalho e colaborando para o desenvolvimento de nossa gente e do Brasil”, disse Rodrigo Cunha.

Senadores e deputados participam nesta quinta-feira da sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional em 2023. Além dos parlamentares, a cerimônia marcada para as 15h no Plenário da Câmara deve contar com representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

A sessão de abertura dos trabalhos ocorre todos os anos. Após declarar inaugurada a sessão legislativa, o presidente do Congresso anunciará a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto deve abordar os temas e projetos considerados prioritários pelo Palácio do Planalto para o período que começa.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos