Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Calheiros garante presidência de importante comissão do Senado

Indicação do senador alagoano vem após eleição de Rodrigo Pacheco à presidência

03/02/2023 12h12 - Atualizado em 03/02/2023 12h12
Renan Calheiros garante presidência de importante comissão do Senado

Após flertar com o baixo clero e ressurgir como uma fênix, sendo um dos próceres da vitória de Lula à presidência da República, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) está de volta ao protagonismo. Com a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu candidato no senado, Calheiros deverá assumir uma importante comissão temática da casa.

O MDB, a quem cabe a indicação, deve alojar o senador alagoano como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. De acordo com informações que chegam de Brasília, esta comissão é historicamente ocupada por senadores com larga experiência, que ajudem a casa e o país em negociações bilaterais entre nações.

Renan será, então, uma espécie de chanceler do senado, ajudando o próprio chanceler do executivo na reconstrução das relações do Brasil com outros países, destruída nos quatro anos do bolsonarismo. Vale lembrar que Calheiros foi quatro vezes presidente do senado - experiência não lhe falta.

A outra e não menos importante função do alagoano na comissão é a de atuar junto ao ministério da defesa na pacificação dentro das Forças Armadas, ainda agitadas com as movimentações internas bolsonaristas.

A posição de Calheiros na presidência desta comissão já estaria assegurada em acordo fechado durante reunião de líderes. Os demais espaços nas comissões temáticas do senado começam a ser definidos na próxima semana, após a eleição que garantiu a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) no comando do senado.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos