Bastidores

Bastidores

Bastidores

[Vídeo] Discussão sobre orçamento provoca bate-boca entre vereadores em Porto Real do Colégio

Lei orçamentária do município está parada na casa desde agosto de 2022

08/02/2023 16h04 - Atualizado em 08/02/2023 17h05
[Vídeo] Discussão sobre orçamento provoca bate-boca entre vereadores em Porto Real do Colégio

Uma sessão para tratar da apreciação do orçamento de 2023 do município de Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Francisco, terminou sem a aprovação da peça orçamentária e com muita confusão e bate-boca entre vereadores e populares. O fato ocorreu na noite desta terça-feira (07) na Câmara de Vereadores do município.

O prefeito Aldo Popular (MDB) tenta desde o fim de 2022 a aprovação do orçamento da cidade, mas encontra empecilhos na casa legislativa, onde a maioria dos vereadores está na oposição. A câmara não votou sequer a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi protocolada no mês de agosto do ano passado.

Neste período, a Câmara passou por processo eleitoral e elegeu um novo presidente, porém o poder no legislativo colegiense manteve-se nas mãos da oposição, que continuou a obstruir a tramitação da LDO e também da lei orçamentária anual (LOA), que foi protocolada no dia 7 de dezembro.

Nesta terça, finalmente a maioria dos vereadores conseguiu convocar uma sessão extraordinária para tratar do tema, no entanto o início dos trabalhos atrasou em mais de uma hora - deixando nervosa a população colegiense, que compareceu em grande número para acompanhar a apreciação da pauta pelos edis.

Após muita demora e pressão por parte dos presentes, o vereador e presidente da casa, Ricardo Alagoano (PP), abriu a sessão. Entretanto, logo após um desentendimento entre o próprio presidente e uma professora, a sessão foi cancelada sem apreciar as leis orçamentárias, causando revolta e muito bate-boca entre vereadores e a população.

“Nossa preocupação é com o andamento dos serviços públicos, é com obras, é com o Bolsa Real, é com o reajuste dos professores, é com a festa de Bom Jesus dos Navegantes, que gera emprego e renda e será cancelada por todo imbróglio. Enquanto eles visam maltratar o gestor, o nosso povo é quem está sofrendo”, disse Isabelita Enfermeira (Rep), uma das vereadoras da base do prefeito.

Ao final da conturbada sessão, os vereadores da oposição continuaram a bater boca com cidadãos colegienses na área externa da câmara. Três viaturas da PM que faziam a segurança do local tiveram que conduzir o presidente Ricardo Alagoano até a sua residência. Não há previsão para nova votação.

Veja vídeo:

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos