Bastidores

Bastidores

Bastidores

AMA pede a deputados retorno da operação Pipa no semiárido alagoano

Prefeitos e diretoria da entidade convocaram deputados para pedir ajuda

14/02/2023 12h12
AMA pede a deputados retorno da operação Pipa no semiárido alagoano

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB), reuniu nesta segunda-feira (13) na sede da entidade vários prefeitos do semiárido alagoano, deputados federais e membros do governo estadual para discutir o retorno da operação Pipa em Alagoas.

O envio de equipamentos para matar a sede do sertanejo foi suspenso em novembro de 2022, imediatamente após a derrota do ex-presidente Bolsonaro nas eleições presidenciais. A ação era financiada pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército Brasileiro. O antigo governo afirmou, na época, que faltaram recursos no orçamento para a continuidade do projeto.

Seis deputados estaduais, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado, Gino César, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Moisés, debateram o retorno da operação em caráter emergencial, dado que os municípios não conseguem financiar o programa sozinhos.

Fabio Costa (PP), Alfredo Gaspar (União), Paulão (PT), Isnaldo Bulhões (MDB), Marx Beltrão (PP) e Luciano Amaral (PV) se comprometeram em ajudar, via Brasília, na articulação junto ao governo para que a operação volte a ser executada. O líder do MDB na câmara, Isnaldo Bulhões, será o interlocutor do pleito dos prefeitos junto ao governo.

Na reunião, também se constatou o óbvio: a necessidade de transformar a operação Pipa num programa permanente, de Estado, com recursos assegurados todos os anos, que não dependa da “boa vontade” de governos para acontecer. A bancada alagoana confirmou interesse em se reunir, no decorrer da próxima semana, e trazer este tema à pauta para debate.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos