Bastidores

Bastidores

Bastidores

Em acordo com Lula, Arthur Lira libera pacotão de emendas até para deputados novatos e de oposição

Levantamento foi do jornal Folha de São Paulo

16/02/2023 12h12
Em acordo com Lula, Arthur Lira libera pacotão de emendas até para deputados novatos e de oposição

Após uma folgada reeleição na Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) começa a pagar a “fatura” dos muitos acordos fechados com sua base parlamentar. Segundo a Folha de São Paulo, Lira e o presidente Lula (PT) fecharam acordo para liberação de algumas emendas parlamentares a deputados da base de apoio e até da oposição.

A diferença desta vez em relação ao que ocorria em tempos de emendas RP9, ou o ‘orçamento secreto’, é que agora a liberação dos recursos volta a ser prerrogativa do presidente da República, ato que havia sido terceirizado a Lira durante os anos de governo Bolsonaro, quando não era necessária a autorização ou até mesmo o conhecimento do presidente sobre a destinação das emendas.

O acordo entre Lira e Lula também permite ao presidente da Câmara destinar recursos de emendas a deputados em primeiro mandato, questão que não era possível até a legislatura passada, por um motivo prático: quando os novos deputados assumem, em fevereiro, o orçamento do ano já está em vigor, e é possível incluir emendas apenas no orçamento seguinte.

Lira achou uma brecha que permite que esses deputados, via emendas de bancada, também sejam atendidos com recursos para suas bases eleitorais logo no início dos seus mandatos - acordo que turbinou a votação de Arthur entre os novatos da casa. Daniel Barbosa (PP) foi um dos agraciados, conseguindo cerca de R$ 9 milhões para obras estruturantes em Arapiraca.

As articulações em Brasília não permitem, por hora, que Arthur esteja em Alagoas, onde uma outra ‘guerra’ aguarda seus comandos: a organização de uma base forte em torno de JHC para as eleições de 2024. Por enquanto, Lira segue organizando o cenário alagoano por telefone, de longe.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos