Bastidores

Bastidores

Bastidores

AMA 42 anos: fundador da entidade, Collor relembra defesa do municipalismo

Ex-senador postou homenagem à associação em suas redes sociais

16/02/2023 17h05
AMA 42 anos: fundador da entidade, Collor relembra defesa do municipalismo

Há exatos 42 anos, em 16 de fevereiro de 1981, era fundada a Associação dos Municípios Alagoanos, AMA. A entidade foi pensada a partir da necessidade de criação de um órgão que pensasse coletivamente o municipalismo, como ente público mais próximo da população.

O fundador da associação, que à época era o prefeito da capital alagoana, foi Fernando Collor de Mello. Ainda jovem mas com espírito público e o DNA da política, Collor arregimentou um grupo de outros prefeitos que compartilhavam os mesmos ideais e foi o primeiro presidente da AMA.

De lá pra cá, a associação estabeleceu-se como uma legítima representante do municipalismo em nível nacional, dialogando e buscando soluções para as cidades alagoanas. É uma parceira na formação de quadros e capacitação de servidores, desenvolvendo recursos humanos e pensando o futuro.

42 anos depois, o ex-senador e ex-presidente da República lembrou com carinho da exitosa passagem à frente da entidade. “Há 42 anos, fundamos a Associação dos Municípios de Alagoas, a AMA, e demos voz à agenda em defesa das cidades. Municipalista, fico feliz de celebrar nesta quinta-feira mais de quatro décadas de protagonismo da AMA e da firme proteção de nossas cidades”, disse em suas redes sociais.

Atualmente, a AMA é dirigida por Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, que está em seu terceiro mandato à frente da entidade. Hugo é do MDB, partido do governador Paulo Dantas, mas tem garantido uma tradição quando se fala na associação, que é a união suprapartidária de todos os gestores alagoanos em nome da unidade de ação.

De Collor a Hugo, passando por Ronaldo Lessa, Luciano Barbosa, João Caldas, Fernando Sérgio Lyra e Rosiana Beltrão, as mais variadas cores e bandeiras políticas passaram pela entidade, e deram sua contribuição ao desenvolvimento dos municípios alagoanos.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos