Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

CSE só se manifestou sobre caso de racismo depois que foi punido e multado

Caso aconteceu no jogo contra o Cruzeiro, o dia 29 de janeiro. A vítima foi o repórter André Henrique, da Rádio Palmeira FM

24/02/2023 16h04 - Atualizado em 24/02/2023 17h05
CSE só se manifestou sobre caso de racismo depois que foi punido e multado

Quase um mês depois. E por um motivo.

O CSE foi julgado e condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas nessa quinta-feira (24) em razão de um caso de racismo registrado no jogo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Alagoano, no Estádio Juca Sampaio, no dia 29 de janeiro.

A vítima foi o radialista André Henrique, da Rádio Palmeira FM. O profissional relatou que sofreu injúria racial enquanto trabalhava. O caso consta, inclusive na súmula da partida.

Como o agressor não foi identificado, o mandante, no caso o CSE, foi punido com multa de um salário mínimo (R$ 1.300). Além disso, o clube terá que promover ações de combate ao racismo em seus jogos da Copa Alagoas e do Campeonato Alagoano.

Ficou definido ainda, que em caso de reincidência, o clube poderá ser obrigado a jogar com portões fechados em jogo em caso.

Vale lembrar que a Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão, foi sancionada no dia 12 de janeiro desse ano. 

O que chama atenção nesse episódio é que o CSE só se manifestou publicamente quase um mês depois do crime ter acontecido. Coincidentemente após ser punido e multado. Um repúdio meio que tardio. Ou motivado.

Uma clara e manifesta atitude de quem só se posicionou porque foi pressionado e coagido. Ou seja, foi algo imposto e não genuíno. Deixando transparecer que, caso não houvesse nenhum tipo de condenação, o clube continuaria gozando da sua omissão.

São comportamentos como este - falando de forma macro - que corroboram e colaboram para que situações desse tipo sejam naturalizadas e banalizadas.

Enquanto as pessoas, clubes e instituições acharem que o futebol é um espaço que está à margem da sociedade, qualquer tipo de preconceito, discriminação, intolerância e violência serão naturalizados porque foi criada uma essência estúpida e idiota de que no futebol pode tudo. 

A propagação dessas ideias faz com que seja criada uma percepção de que o esporte vive em uma bolha ou num mundo paralelo. Uma grande tolice que infelizmente está longe de acabar. 

Em meio a tudo, pelo menos o silêncio do CSE acabou. Mesmo não sendo de forma espontânea. 

Arquivos