Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

OPINIÃO: Para tentar vencer o Goiás, ASA precisa mudar seu esquema tático

ASA precisa vencer de qualquer forma; o Goiás vencendo ou empatando se classifica

01/03/2023 12h12 - Atualizado em 01/03/2023 13h01
OPINIÃO: Para tentar vencer o Goiás, ASA precisa mudar seu esquema tático

O dia da decisão chegou.

Pela primeira fase da Copa do Brasil, ASA e Goiás se enfrentam nesta quarta-feira (01), às 19h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

A provável escalação do time alvinegro tem: Flávio; Lázaro. Cristian Luucca, Fábio Aguiar e Wendell; Zé Wilson, Fidélis (Everton Heleno) e Anderson Feijão; Joãozinho, Vitinho e Lúcio Maranhão.

O técnico Evaristo Piza vem utilizando uma formação com dois atacantes de área com características semelhantes (Tito e Lúcio). Mas para essa partida, em especial, ele deve e precisa mudar o time para gerar alterações no sistema da equipe.

É claro que quem mais sabe do time e o que os jogadores produzem no dia a dia é o treinador e isso precisa ser respeitado. No entanto, o contexto agora é outro.

O ASA vai enfrentar uma equipe que joga num 4-3-3 e suas variações, defende com duas linhas de quatro, em bloco médio/alto, e que tenta tirar o espaço do portador da bola. Uma das características do time de Guto Ferreira é justamente bloquear as origens das construções de jogadas do adversário com uma certa agressividade.

Por jogar de forma compacta, na fase ofensiva, a transição é rápida. É um time que costuma se aproximar para gerar superioridade numérica, possibilitando passes curtos e triangulações. O que propicia ultrapassagens, infiltrações e a possibilidade da bola invertida.

Por isso, o time alvinegro precisa de uma estratégia e um plano de jogo que explore os espaços oferecidos pelo Goiás.

A meu ver, um sistema com dois pontas seria o ideal. O alvinegro vai precisar de dinâmica na movimentação, velocidade e mobilidade no setor de ataque. Jogadores que geram amplitude, atacam a última linha do adversário, geram profundidade e abrem espaços nos corredores a partir da movimentação por dentro.

Além disso, na fase defensiva, naturalmente, haveria uma dobra no corredores laterais - setor bastante utilizado pelo time esmeraldino.

São alternativas para que o time tenha um jogo apoiado, aproximação e obviamente consiga agredir o adversário. E que tenha, principalmente equilíbrio em suas ações; pois não adianta atacar de forma desordenada, muito menos apenas se defender e chamar o Goiás.

Será um jogo duro contra um adversário favoritíssimo. Mas que, a partir de uma estratégia bem montada e executada, tudo pode  acontecer. Principalmente na Copa do Brasil. 

Arquivos