Bastidores

Bastidores

Bastidores

Renan Calheiros comemora afastamento de juiz Bretas; “outro delinquente”

Senador alagoano se manifestou em suas redes sociais

01/03/2023 17h05
Renan Calheiros comemora afastamento de juiz Bretas; “outro delinquente”

O senador Renan Calheiros (MDB) comemorou, nas suas redes sociais, o afastamento do juiz lavajatista Marcelo Bretas, um dos últimos remanescentes da operação Lava Jato, que operava no Rio de Janeiro. Bretas foi afastado de suas funções pelo Conselho Nacional de Justiça na tarde desta terça (28).

“O CNJ afastou do cargo outro delinquente da Lava Jato, o juiz Marcelo Bretas. Antes, procuradores foram demitidos, Deltan condenado duas vezes no CNMP por ações minhas, Moro foi carimbado como parcial e criamos a lei de abuso de autoridade e o juiz de garantias, que precisa vigorar”, publicou Calheiros.

O senador alagoano é um crítico antigo da Lava Jato, operação que segundo ele perdeu o seu propósito quando passou a atacar somente políticos petistas ou ligados ao petismo. Calheiros também sempre criticou o modus operandi de juízes e procuradores, sempre recorrendo a delações premiadas, conduções coercitivas, dentre outros expedientes.

Renan também comprou briga com o personagem número um da operação, o ex-juiz e hoje senador Sérgio Moro (União-PR). Para ele, Moro interferiu diretamente no processo eleitoral de 2018, ao prender Lula - o único adversário com chances de vencer o então candidato Jair Bolsonaro.

Bretas era o último bastião da Lava Jato, e parecia ter uma predileção especial pelo MDB. Foi dele a canetada que condenou os ex-governadores Sérgio Cabral e Pezão, ambos emedebistas. Até Michel Temer, ex-presidente da República, passou alguns dias preso após uma de suas ordens.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos