Bastidores

Bastidores

Bastidores

Fernando Sérgio Lira retira Maragogi da AMA, entidade presidida por prefeito do MDB

Prefeito da cidade do litoral norte é ex-presidente da entidade

03/03/2023 15h03
Fernando Sérgio Lira retira Maragogi da AMA, entidade presidida por prefeito do MDB

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), comunicou à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que o município está fora dos quadros da entidade. O fato surpreendeu a todos nesta sexta-feira (03), considerando que Lira é um ex-presidente da entidade, que recentemente completou 42 anos.

O gestor, que está em seu segundo mandato à frente do município praiano, é uma liderança nacional do movimento municipalista, e sempre foi um grande entusiasta da AMA, mas recentemente vinha se queixando a pessoas próximas da ingerência política dentro da entidade.

Historicamente, a associação sempre foi tratada pelos prefeitos como um ente supra-partidário, muito importante na formação técnica de servidores dos municípios. Não havia ‘disputa de chapas’ nas eleições da entidade, sempre se chegando a um consenso sobre sua liderança.

Este cenário começou a mudar nos últimos anos. Em 2019, a ex-prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, chegou a ensaiar uma candidatura “rebelde” contra Hugo Wanderley, o candidato do governo do estado. Depois de uma batalha de bastidores, Pauline abriu mão de ‘bater chapa’ em troca de um ano como presidente da entidade.

Neste ano, Hugo Wanderley já estava de saída, ao menos oficialmente. O nome de ‘consenso’ era o da prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão - mas algo aconteceu entre o fim de 2022 e o início de 2023, e Rosiane desistiu da disputa sem maiores explicações, dando a Wanderley mais um mandato de dois anos.

Esses últimos acontecimentos levaram Sérgio Lira a crer em ingerência política na associação, resultando no seu rompimento. Entretanto, a atitude do prefeito também tem um quê de política, já que Sérgio é primo, legítimo, do deputado federal Arthur Lira - 'inimigo' número um do MDB e da turma do governo.

A renhida guerra eleitoral de 2022, possivelmente, ainda reverbera no meio político e dentro das instituições.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos