Bastidores

Bastidores

Bastidores

Discussão nacional sobre o novo ensino médio requer posicionamento do secretário Március Beltrão

Insatisfação com pontos do modelo motiva protesto que acontece nesta quarta (15) em Arapiraca

14/03/2023 17h05
Discussão nacional sobre o novo ensino médio requer posicionamento do secretário Március Beltrão

A vitória de Lula sobre Bolsonaro, em outubro passado, abriu a possibilidade de re-discutir um tema caro à esquerda, e que acabará em breve necessitando da atenção do gestor da educação em Alagoas: a aplicação do novo ensino médio.

Em Brasília, este é um tema controverso. Integrantes da base “raiz” de Lula entendem como necessária um debate nacional sobre o assunto, e até mesmo a revogação do novo ensino médio - e tem gente muito influente nesse grupo, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman.

Em outro grupo, mais moderado, a ideia é adequar alguns pontos do novo modelo aos novos ares aos quais o país respira, sem no entanto mexer no cerne do ensino - uma fórmula que agrada ao presidente Lula.

E em Alagoas? Por essas bandas, o único a ter se pronunciado publicamente sobre o assunto foi o Tio Rafa - deputado federal Rafael Brito (MDB). Em entrevista recente ao Na Mira da Notícia do 7 Segundos, Rafael revelou-se da turma moderada - deixa como está, fazendo algumas pequenas adaptações.

O tema divide alunos, mas uma boa parte está sentindo o peso da mudança. O Portal 7 Segundos tem recebido diversas críticas vindas de estudantes. Um protesto está marcado para esta quarta-feira (15), a partir das 14 horas, na praça da Prefeitura - o que demonstra que a insatisfação é notória.

O novo ensino médio, trabalhado ainda nos tempos do governo Temer e implementado por Bolsonaro, antecipa a “profissionalização” dos alunos para o início do ensino médio, eliminando temas de áreas que não são correlatas às escolhidas pelo alunado.

Március Beltrão, que até agora tem sido discreto na condução da educação estadual, nada falou em relação ao assunto. Em outros tempos, temas nacionais de relevância, como esse, entravam no radar dos gestores com mais velocidade - talvez seja a hora.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos