Bastidores

Bastidores

Bastidores

Lula leva Renan, Lira e Isnaldo para China no fim do mês; Paulão fica

Coordenador da bancada alagoana, deputado petista ficou de fora da comitiva

16/03/2023 17h05
Lula leva Renan, Lira e Isnaldo para China no fim do mês; Paulão fica

A comitiva que acompanhará o presidente Lula (PT), em sua primeira viagem como chefe de Estado à China, terá 20 deputados federais e sete senadores - dentre eles três alagoanos: O senador Renan Calheiros (MDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o líder do MDB na casa, Isnaldo Bulhões Júnior. Coordenador da bancada alagoana, Paulão (PT) ficou fora da lista.

O deputado alagoano, em que pese a excelente relação com Lula, não tem histórico com pautas relativas a relações internacionais, motivo indicado como o principal fator para ser convidado pelo presidente. Isnaldinho viajará na condição de líder do MDB, enquanto Renan Calheiros é o presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado.

Além deles, viajam com Lula o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, Fausto Pinato (PP-SP), os vice-presidentes da frente, Carlos Zarattini (PT-SP), Vander Loubet (PT-MS), Luiz Fernando Faria (PSD-MG) e Gutemberg Reis (MDB-RJ). Também viajam o vice-líder do Governo no Congresso Nacional, Daniel Almeida (PCdoB-BA), e o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Também estarão na comitiva os líderes do PT, Zeca Dirceu (PR); do Cidadania, Alex Manente (SP); do PDT, André Figueiredo (CE); do Podemos, Fábio Macedo (MA); do Patriota, Fred Costa (MG); do PCdoB, Jandira Feghali (RJ); do Avante, Luís Tibé (MG); e o único representante da Rede, Túlio Gadêlha (PE).

Também foram convidados sete senadores para integrarem a delegação. Além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Planalto também convidou o líder do Governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Jussara Lima (PSD-PI) e Eliziane Gama (PSD-MA).

A viagem de Lula à China é um dos destaques da agenda internacional do presidente, que pretende retomar as relações com o gigante asiático após a gestão de Jair Bolsonaro (PL), que protagonizou junto a ministros de governo uma série de críticas ao parceiro econômico. Ela ocorre entre os dias 26 e 30 deste mês.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos